A OUTRA FACE DO RIO GRANDE / Carlos Alberto dos Santos Dutra

O conteúdo deste livro foi originalmente apresentado ao programa de pós-gradução do curso de História, como exigência para a obtenção do título de Especialista em História do Brasil, pela UFMS, Campus de Três Lagos, em 2001.

Nesta obra, o autor desloca o ponto de vista da História, na maioria das vezes escrita na visão dos colonizadores, para uma visão mais periférica da realidade vivida pelos antigos gauches do campo, que constituíram a formação etno-histórica do tipo social denominado Gaúcho. O livro trata do mito do gaúcho herói e caminha em direção da superação da ótica que vê o gaúcho sempre como um vencedor.

É uma pesquisa de viés crítico onde o autor se encontra com suas origens. Vale-se da extensa bibliografia regional existente sobre o assunto, para revisitar o indivíduo oriundo do ciclo pastoril indo-hispânico que geograficamente povoou os campos naturais da Campanha e Fronteira Oeste da antiga província de Rio Grande de São Pedro, atual Estado do Rio Grande do Sul.

O texto procura descortinar A outra face do Rio Grande a partir da releitura crítica da narrativa dos primeiros viajantes que cruzam a banda oriental do Uruguai, incorporada mais tarde às terras rio-grandenses, sobre a marginalidade do gaúcho. Escritos que contrapõem a ideologia fartamente difundida pela literatura ufanista regional e cultivada pelo movimento tradicionalista local, para projetar a figura e a audácia do gaúcho para o restante do Brasil.

Carlos Alberto dos Santos Dutra, popular Carlito, tem 53 anos, é natural de Cacequi (RS) e vive em Brasilândia (MS) desde 1986. Tem formação em medicina veterinária (UFPel, 1981), filosofia (UCPel, 1982), teologia (PUCRS, 1985), ciências sociais (Unesp, 1995) e direito (UFMS, 2001.). É especialista (UFMS, 2001) em mestre (UFMS, 2004) em História, e dedica-se há duas décadas à pesquisa sobre o povo indígena Ofaié Xavante, de Mato Grosso do Sul. É autor de 5 livros: Ofaié: o povo do mel (CIMI, 1991); Ofaié: morte e vida de um povo (IHGMS, 1996); Razão e utopia: textos rebeldes (LC Artes, 1998); As ocupações de terra e a produção do direito (Scortecci, 2002) e O mendigo das estrelas: crônicas brasilienses (Scortecci, 2005). O autor também é membro da Academia Municipalista de Letras, de Três Lagoas (MS) e participou de diversos prêmios literários, sendo o mais recente o 1° Prêmio Literário Cânon de Poesia 2008.

Serviço:

A Outra Face do Rio Grande - Ideologia e Mitificação do Gaúcho
Carlos Alberto dos Santos Dutra

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-1570-7
Formato 14 X 21 cm 
104 páginas
1ª edição - 2009

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações


Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home