HISTÓRIAS DE SÃO BERNARDO / Dionízio Pessotti

Uma São Bernardo que poucos de seus habitantes atuais conheceram ou imaginam ter existido.

Uma “Vila” tranquila, de hábitos pacatos e um ritmo de vida bem sossegado, na qual a maioria das famílias se conhecia.

Foi nesse cenário que Dionízio Pessotti cresceu e no qual testemunhou episódios curiosos e pitorescos, que estão reunidos neste livro para que o leitor possa conhecer e saborear um pouco do clima desse tempo. Um tempo de tardes calmas e preguiçosas, de bailinhos de família, de festas religiosas que reuniam toda a comunidade, de portas abertas nas casas e rios de águas límpidas em que se podia nadar... Histórias de pessoas simples, pelas quais o autor revela todo o seu carinho a cada relato, com detalhes de um observador atento e uma boa dose de senso de humor.

Ao ler este livro o leitor poderá passar a ver São Bernardo com outros olhos e, quem sabe, aprender a amá-la mais, ao identificar um pouco da alma dessa cidade nos raros fragmentos que ainda possam ser encontrados e que ficaram para testemunhar um passado quase de sonho.

Caçula de uma legítima família de imigrantes italianos, das primeiras a aportarem em terras brasileiras, Dionízio Pessotti nasceu na década de 1920 e cresceu em uma São Bernardo que poucos, hoje em dia, tiveram o privilégio de conhecer. Quando criança, ajudava os pais nas tarefas do cultivo e da colheita de uva e hortaliças, bem como da produção artesanal do vinho, tendo posteriormente se dedicado a uma arte que é herança de muitos italianos radicados na cidade – a marcenaria. Dedicou-se também a outra arte, por uma outra paixão italiana herdada de seu pai – a música. Além de tocar por vários anos na corporação musical Carlos Gomes, compôs várias músicas e dedicou-se ao estudo de teoria musical, tendo recebido recomendação para lecionar essa disciplina pelo maestro romano Augusto Margherita, em virtude de sua proficiência. Todavia, optou por não enveredar por esse campo, dedicando-se somente à marcenaria e à família. Estudou no Grupo Escolar de São Bernardo do Campo e no Ginásio Dona Leonor Mendes de Barros, e, em Santo André, no Colégio Américo Brasiliense.

Serviço:

Histórias de São Bernardo
Dionízio Pessotti

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-1634-6
Formato 14 X 21 cm 
112 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home