MASCATES E SACOLEIROS - EMPREENDEDORES QUE CONSTRUÍRAM UMA REGIÃO - RUA 25 DE MARÇO DESDE 1865 FAZENDO HISTÓRIA / Lineu Francisco de Oliveira

Mascates e Sacoleiros - Empreendedores Que Construíram uma Região - Rua 25 de Março Desde 1865 Fazendo História foi elaborado com base na dissertação de mestrado intitulada: Desenvolvimento da Regionalidade na Área da Rua 25 de Março, apresentada ao Programa de Mestrado em Administração da USCS com objetivo de analisar o processo histórico de constituição da região da Rua 25 de Março e identificar manifestações de atores locais em prol da consolidação do local. Trata-se de um estudo fundamentado na revisão da literatura, análise documental, entrevistas e depoimentos de atores regionais, observação direta e análise de casos. O referencial teórico fundamental foi proporcionado pelo modelo de construção da regionalidade definido por Ansi Paasi. Os resultados indicam a existência dos elementos caracterizadores de uma região já no final do século XIX e deixam claro a existência de uma imagem conceitual e simbólica determinada pelos produtos ali comercializados. Foi identificada a constituição de instituições regionais de cunho religioso, recreativo e cívico. Constata-se que as instituições mais ativas são as que dão suporte às atividades comerciais e visam proporcionar melhorias aos comerciantes locais e aos clientes. Conclui-se que o principal elemento de constituição da regionalidade na área da Rua 25 de Março incorpora elementos definidos pelos teóricos da Ecologia Urbana.

Lineu Francisco de Oliveira é economista com pós-graduação em Economia de Empresas, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, possui, além de diversos cursos de atualização profissional, MBA em Marketing de Serviços e Mestrado Acadêmico em Administração. Diretor financeiro (Voluntário) por vários anos de uma entidade sem fins lucrativos que leva o nome de sua filha (In memoriam) – Lar Suzanne. Idealizador e responsável pela inauguração da Base Comunitária de Segurança do Imirim - Policia Militar do Estado de São Paulo. Professor universitário de Economia, Empreendedorismo Social e Ambiental, Sistemas de Informação e Gerenciamento de Projetos, pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Conselheiro de Direitos Humanos da Prefeitura do Munic (São Paulo). Concursado na PRODAM – Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo desde 1991. Conselheiro da primeira revista eletrônica acadêmica da PRODAM/PMSP. Idealizador do sistema de merenda do Município de São Paulo, premiado internacionalmente. Participou de diversos sistemas públicos junto ao município, sendo o responsável pelo desenvolvimento e implantação do Sistema de Vigilância Sanitária, Código de Vigilância Sanitária-COVISA, Sistema de Gestão da Cidade – SIGECI – junto à Secretaria de Governo. Ajudou a aplicar a Lei de Responsabilidade Fiscal na PMSP com orçamento consolidado ao apresentar a metodologia de consolidação do orçamento em 2006. Gerenciamento com equipe multisecretarial, do sistema das Câmeras de monitoramento da GCM – Guarda Civil Metropolitana, o qual despertou o interesse pela região da Rua 25 de Março resultando no trabalho de pesquisa acadêmica objeto do livro.

Serviço:

Mascates e Sacoleiros - Empreendedores Que Construíram uma Região - Rua 25 de Março Desde 1865 Fazendo História
Lineu Francisco de Oliveira
Scortecci Editora
Economia
ISBN 978-85-366-1765-7
Formato 14 x 21 cm
160 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home