SHOW DE TALENTOS EM PROSA E VERSO / Várias Autoras

Senhoras e Senhores: A REBRA tem a honra de apresentar lindos textos escritos exclusivamente para encantar seus corações e desdobrar suas asas. Desfrutem.

É uma tarefa superlativamente gratificante escrever para uma coletânea composta por trabalhos literários de autoria das colegas escritoras brasileiras associadas à REBRA. E, dessa vez, o entusiasmo é especial por tratar-se de um show. SHOW DE TALENTOS EM PROSA E VERSO, título conquistado merecidamente por todas nós, pois não é fácil retirar da alma palavras que possam modificar a essência humana. Conseguir isso é promover um show.

Todas as línguas são feitas de outras línguas. Isso já acontece desde o tempo em que o Mar Morto estava levemente enfermo. Para se expandir e cumprir sua natureza dinâmica, uma língua deve abrir-se em espaços para assimilar palavras estrangeiras, incorporando-as, a princípio, como simples ilustração, e, depois, como componente essencial do raciocínio a ser desenvolvido no bojo de uma ideia, de um texto, de uma comunicação, como também de uma obra literária como essa que ora publicamos.

Nesses tempos, quando a globalização é uma ordem, mais do que nunca dinamizar a língua mãe se faz necessário e, também, devido à velocidade das ofertas tecnológicas, se faz urgente. É preciso captar a atenção do nosso público para dilatá-lo e, assim, revelar o leitor que existe dentro de cada ser humano, pois todos merecem exercer as asas que a literatura atribui.

Portanto, nessa ocasião em que oferecemos ao público leitor tão significativa mostra do talento literário brasileiro, seja em prosa, seja em verso, aproveitamos para embalar essa oferta em um conceito mais dinâmico, adicionando a palavra “show” – emprestada do idioma de Shakespeare – ao nosso já tradicional conceito de mostra – “montre” palavra emprestada do idioma de Molière – que se faz presente em todas as publicações coletivas do SER-Selo Editorial REBRA.

A palavra “show”, no dicionário da língua portuguesa, é descrita como: espetáculo que se destina à diversão, com a atuação de vários artistas de larga popularidade, ou, às vezes, de um só. É ter uma atuação brilhante. É participar de uma cena. 

Todas essas definições se encaixam perfeitamente ao resultado final da antologia que aqui apresentamos; fato que nos leva a crer que estamos trilhando o caminho que nos propusemos, quando nos reunimos em associação para mostrar ao mundo a excelência da literatura produzida pelas mulheres brasileiras.

Feito isso, nossos esforços serão despendidos em levar esse show ao conhecimento do público leitor, da crítica especializada, da intelectualidade em geral, e particularmente das inúmeras universidades brasileiras e estrangeiras, cuja missão seja propagar a literatura executada em nossa língua, tarefa que desempenha-mos ao longo desses 11 anos de teimosa dedicação. Não custa nada trabalhar com o belo.

Portanto, Senhoras e Senhores:

A REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras tem a honra de aqui apresentar 65 textos literários escritos exclusivamente para encantar seus corações e desdobrar suas asas. 

Desfrutem.

Joyce Cavalccante
Presidente
http://www.rebra.org/

A REBRA, organização que chancela essa publicação, é uma associação sem fins lucrativos cuja missão é reunir e divulgar as escritoras brasileiras.

Autoras:
Adriana Tanese Nogueira
Ana Heloisa Rodrigues Maux
Arlinda Lamêgo
Beatriz Alcântara
Betty Silberstein
Célia Labanca
Célia Lamounier de Araújo
Christina Hernandes
Conceição Evaristo
Cristina Agostinho
Cristina Ferreira Pinto-Bailey
Daisy Buazar
Daniela Binazzi
Daniela de Castro Callado
Débora Villela Petrin
Denise Parma
Diva Pavesi
Dulce Auriemo
Dulce Valverde
Eliana Wissmann Alyanak
Eliane Accioly
Eliane Arruda
Elïscha Dewes
Eunice Arruda
Gilce Velasco Viceconti
Gilma Limongi Batista
Gisa Muniz
Graça Roriz Fonteles
Hebe C. Boa-Viagem A. Costa
Helena Borges
Isaura Fernandes
Janete Santos
Joyce Cavalccante
Karin Schmidt Rodrigues Massaro
Kina de Oliveira
Lêda Maria Feitosa Souto
Lilian Gattaz
Lina Vianna
Loreni Fernandes Gutierrez
Lourdes Leite
Luciana Botelho
Márcia Villela
Marilu F. Queiroz
Mariza Baur
Mônicka Christi
Morgana Gazel
Neta Mello
Nilze Costa e Silva
Nina de Lima
Norália de Mello Castro
Paola Rhoden
Paula Gândara
Raquel Coimbra
Rosa Peres
Rosalie Gallo
Roselis Batistar
Rosemari Boccardo
Selene Antunes
Silvia Dutra
Sílvia Mota
Simone Athayde
Telma de Sousa Morais
Vera Márcia Paráboli Milanesi
Verônica Maria Cavalcanti-Esaki
Wilma Lima

Serviço:

Show de Talentos em Prosa e Verso
Várias Autoras

REBRA / Scortecci
Contos
ISBN 978-85-366-1750-3
Formato 14 X 21 cm 
256 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home