O GRANDE BALÃO DE JORNAL E OUTRAS HISTÓRIAS / Fausto Couto Sobrinho

É possível passar a vida a limpo? Talvez não, mas é possível reinventá-la a cada segundo, ampliando o contorno do que costumamos chamar de realidade para torná-la mais conforme com o real. É possível lançarmos um olhar para além do véu e enxergarmos as coisas e as pessoas em sua completude.

É isso o que Fausto faz – e nos convida a fazer – em seus deliciosos contos. Primeiro livro aos 62 anos? Ora, isso não é nada para quem corre os riscos de se recriar e entrelaçar com palha e vime uma nova realidade a cada momento, não uma comum e sem graça, mas outra muito mais verdadeira, mais fluida, com a cor do brejo, da sucuri que escorrega lentamente para o rio, do pássaro que se oculta na folhagem (“O Grande Balão”...). É o primeiro livro, bem sabemos, de uma carreira literária recheada de histórias pelas quais nós, leitores, agradecemos antecipadamente.

Embarquemos, pois, neste Grande Balão de Jornal na companhia dos seus mágicos passageiros – afinal, não somos todos nós criaturas mágicas?

Fausto Couto Sobrinho foi professor de História, juiz do trabalho e diretor do Arquivo Público do Estado de São Paulo – da Secretaria de Estado da Cultura. Nessa última função, que exerceu por 10 anos, promoveu numerosos eventos culturais e a publicação de cerca de 60 livros, de diversos autores, em parceria com a Imprensa Oficial e outras editoras. Este é o seu primeiro livro pessoal, terminado aos 61 anos. Inicia, nessa época de sua vida, uma nova carreira, a de contador de histórias. Pois, acima de tudo, Fausto é um contador de histórias, e dos bons, coisa rara hoje em dia. No conto que dá o título ao livro – O Grande Balão de Jornal – ele nos leva de episódio em episódio, encadeando os causos de maneira saborosa, até criar um panorama multicolorido, onde, fixando bem o olhar, se percebe a imagem do próprio autor e seus personagens internos. Atualmente Fausto mora em Michigan, nos Estados Unidos, onde escreve mais um capítulo de sua própria história, enquanto acompanha, maravilhado, o crescimento dos netos.

Serviço:

O Grande Balão de Jornal e Outras Histórias
Fausto Couto Sobrinho

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-1390-1
Formato 14 X 21 cm 
192 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home