DO EXTRATIVISMO À PECUÁRIA - 4ª EDIÇÃO REVISADA / Fernando Tadeu de Miranda Borges

Do Extrativismo à Pecuária: Algumas Observações Sobre a História Econômica de Mato Grosso – 1870 a 1930 apresenta aspectos importantes da economia mato-grossense à época, revelando os fatores que condicionaram o seu desenvolvimento.

No período de 1870 a 1930, em Mato Grosso, observou-se que as principais produções foram de origem extrativa, destinando-se à exportação; o seu povoamento se deu durante o século XVIII, na fase da mineração do ouro; as fábricas instaladas visaram o atendimento do mercado interno; na estrutura fundiária, a predominância foi da grande propriedade territorial; e nas relações de trabalho, houve o estabelecimento de vínculos de dependência entre os grandes proprietários e os trabalhadores. Além disso, verificou-se no desenvolvimento da sua economia a existência da seguinte periodização:

1ª – De 1870 a 1890 – Fase marcada por um pequeno movimento de exportação e grande movimento de importação, sustentado pelo Governo Central.

2ª – De 1890 a 1914 – Fase de organização e predomínio de produtos extrativos.

3ª – De 1914 a 1930 – Fase de decadência de produtos extrativistas, com a ascensão e o predomínio da pecuária e de seus produtos derivados. Prosseguindo, realizou-se ainda um estudo sobre a influência, no comércio, das transformações ocorridas nas vias de comunicações e refletiu-se sobre a ação do governo (provincial e estadual), que sugeriu ter se dirigido muito mais à manutenção da ORDEM do que à promoção do desenvolvimento econômico.

Fernando Tadeu de Miranda Borges (1958) - Nasceu em Cuiabá, Mato Grosso. Graduado em Economia e Especialista em Economia Agrária pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Economia Regional e Urbana e Mestre em Economia pela FEA-USP. Doutor em História Social pela FFLCH-USP. Docente da Faculdade de Economia, do Mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional, do Mestrado em História e Diretor da Faculdade de Economia da UFMT. Publicações: Economia Brasileira: Posições Extremas (Cuiabá: Genus, 1992), Esperando o Trem: Sonhos e Esperanças de Cuiabá (São Paulo: Scortecci, 2005) e Prosas com Governadores de Mato Grosso/1966-2006 (Cuiabá: Carlini e Caniato: 2007).

Serviço:

Do Extrativismo à Pecuária: Algumas Observações Sobre a História Econômica de Mato Grosso – 1870 a 1930
Fernando Tadeu de Miranda Borges

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-7372-523-0
Formato 14 x 21 cm
192 páginas
4ª edição Revisada - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home