FANTASIAS REAIS - POESIA, PRESENTE NA VIDA DE QUEM AMA / Jorge Gonçalves Júnior

Faço da vida um trocadilho com palavras, para dispersar as adversidades e permitir que esta passagem fique mais amena.

É como chorar e rir dos sentimentos usando uma folha branca de papel, onde as lágrimas e as alegrias formam palavras, frases, versos, estrofes, quadrinhas e poemas inteiros.

Selecionar e organizar o conteúdo deste livro foi como escolher um ramalhete no meio de uma plantação de flores, onde muitas já prontas tiveram que ficar esperando para um futuro próximo e outras continuam a serem plantadas, pois, não consigo parar de escrever...

“Como uma pluma... Fui vagando, as fantasias da minha memória, subindo, tão longínquo infinito, fui deixando um marco de glória. Chegando ao extremo das alturas, com todo o garbo de um herói, não pude conter-me à vertigem, de um sentimento que dói.”

Jorge Gonçalves Júnior nasceu no Jaçanã, na capital paulista, em 20 de agosto de 1950. Segundo filho de uma família de seis irmãos, começou a trabalhar muito jovem para ajudar os pais. Aos 11 anos teve seu primeiro emprego, na loja de armarinhos de um senhor libanês. O ofício e a companhia do árabe foram parte importante na formação do escritor, tanto na personalidade como no caráter. Aos 14, passou a office-boy em uma empresa de seguros. Foi Jorge nessa época que deu seus primeiros passos na poesia, arte que conheceu através dos livros de Castro Alves e Camões, emprestados dos avós. Manuel Bandeira foi outro dos grandes influenciadores da sua literatura. Na época em que prestava o serviço militar no Centro Preparatório para os Oficiais da Reserva (CPOR) conheceu Ilsa, que viria a ser o seu grande amor. A paixão entre o moço inteligente e educado, mas rebelde, e aquela que seria sua grande companheira por toda a vida começou ali. Apreciador das quadras e das composições bem trabalhadas, Jorge também sempre deu espaço para os arranjos criativos. Já adulto, seguiu seu desejo de aprender e foi fazer diversos cursos: vendas, mecânica, autopeças e de linhas de montagem. A prática concedeu experiência suficiente para constituir sua empresa de autopeças. Estabeleceu sua base em Guarulhos, ali pertinho de onde nasceu, e é lá que passa os dias entre as, atividades da empresa e as suas criações literárias, aproveitando a companhia da sua cara-metade, da filha caçula e do quarto filho do coração. Grande alegria é receber as visitas dos dois filhos mais velhos e dos sete netos. E trocar leituras, ideias e impressões literárias com os amigos das letras.

Serviço:

Fantasias Reais - Poesia, Presente na Vida de Quem Ama
Jorge Gonçalves Júnior
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-1677-3
Formato 14 X 21 cm 
180 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home