METACAOS E OUTROS ENSAIOS / José Alberto Neves Candeias

A concepção deste pequeno livro nasceu de uma ciência, o caos e suas possíveis aplicações, junto com comentários gerais sobre o amplo conteúdo do processo científico.

Trazer para o domínio público o conjunto de situações implícitas naquele processo tem, no caos, frágeis e duvidosas aplicações, o que leva o autor a sugerir e antecipar a expressão Metacaos até que melhor se defina seu uso clínico. Ao mesmo tempo, outras facetas do comportamento humano foram salientadas, acompanhando o desenvolvimento social.

Considera-se também a amplidão terminológica científica atual, com total dependência das expressões estrangeiras, o que abriga a definir, de imediato.

A propósito, faz-se referência a uma expressão tão usada por cientistas de duas nacionalidades: “I never thought about it” ou “Eu nunca pensei nisso”! Ambos, com perda de alguma “descoberta” óbvia e, quem sabe, saborosa harmonia.

Espera-se respeito à modernidade e compreensão de variedade vocabular por atuais necessidades, que, vez por outra, nos conduzem a verdadeiros “aleijões”, de que não podemos fugir, usando-os, como exemplos, fantasiados à portuguesa.

"O parasitismo no campo do saber", o autor nos comentários a respeito de, a meu juízo, tão palpitante tema, faz referências a um ditado indiano, muito bem colocado "Somente os falsos especialistas, devem fazer lembrar o célebre ditado indiano do "tambor" que diz que alguns indivíduos usam as  duas mãos para atender à sua tarefa profissional, outros trabalham com uma mão e com a outra tocam o tambor, e há os que usam as duas para tocar tambor..." O Professor Dr. José Alberto Neves Candeias, em relação ao ditado indiano, sempre foi o profissional que  realizou suas atividades acadêmico-científicas com as duas mãos. E continua assim, vários anos após sua aposentadoria: a presente publicação é uma prova viva desta afirmação.
Prof. Dr. Ruy Laurenti
Professor Titular do Departamento de Epidemiologia Faculdade de Saúde Pública-USP

José Alberto Neves Candeias matriculou-se no ano letivo de 1940/41 na Faculdade de Medicina de Lisboa. Recebeu, em 1946, o Diploma de Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde foi Assistente de Microbiologia e Imunobiologia, até 1949. Ao chegar ao Brasil, em 1949, foi Diretor Científico dos Laboratórios Lederle, função que exerceu até 1955. A partir dessa data completou sua especialização profissional no Instituto Biológico e no Instituto Butantan até 1960, quando foi contratado pela Universidade de São Paulo.

Serviço:

Metacaos e Outros Ensaios
José Alberto Neves Candeias

Scortecci Editora
Bioética
ISBN 978-85-366-1742-8
Formato 14 X 21 cm 
84 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home