A POLÍTICA E A MEDICINA / Fernando Monte

O exercício da Medicina e da Política são duas atividades humanas que existem desde os períodos mais primitivos da história do homem. Os seus caminhos foram paralelos ao longo de milênios, para se encontrarem numa época relativamente recente, no momento em que a Medicina passou a ter uma expressão econômica dentro da   sociedade humana. A partir de então passaram a ter um relacionamento próximo.

A Política tem, através da Economia Política, um controle sobre a prática médica. Os médicos reagem a esse controle com uma reação de amor e desprezo à Política. Entretanto, a prática médica fica a  depender do Sistema de Saúde que é determinado pelas legislações estabelecidas por decisão política.

Os médicos, no interior das suas corporações, protagonizam lutas de interesses conhecidas como Política Médica, a ela foi dedicada um capítulo, mesmo não sendo política na acepção do termo. Como cidadão, o médico pode intervir na política, na qual poderá se apresentar como um político com formação profissional médica ou como um profissional médico com intervenção na política que, se bem sucedido poderá tornar-se puramente político, caso contrário poderá refluir para as suas atividades originais.

Serviço:

A Política e a Medicina
Fernando Monte

Scortecci Editora
Medicina
ISBN 978-85-366-1744-2
Formato 16 X 23 cm
488 páginas
1ª edição - 2010

Mais Informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home