HISTÓRIA POLÍTICA DE SANGÃO / João Henrique Zanelatto - Giancarlo Farias - Stela Maris Duarte Farias

Fundamentando-se na renovada história política, a obra tem como objetivo historicizar a trajetória das disputas pelo poder político em Sangão. O leitor poderá encontrar aspectos da constituição sócio-política de Sangão: a criação do distrito, o processo de luta pela autonomia política e as disputas nas eleições do legislativo e do executivo entre 1992 – 2008. Os autores analisaram a configuração e o comportamento das forças políticas, buscando demonstrar um equilíbrio nas disputas pelo poder político municipal.

A obra constitui-se de uma contribuição para dar visibilidade à história de Sangão - em especial a história política do município – e para a historiografia local e regional, pois muito pouco se tem produzido sobre a história do Sul Catarinense, principalmente a de Sangão. Podemos afirmar que grande parte da historiografia produzida no Sul Catarinense e em Sangão foram escritos na perspectiva do chamado paradigma da história tradicional. Fundamentada na renovada história política a obra rompe com o paradigma da história tradicional, oportunizando o leitor a entrar em contato com algumas das singularidades da História Política de Sangão, suas acirradas disputas pelo poder político e as tensões criadas entre os vários grupos sociais do município.

João Henrique Zanelatto é graduado em História, mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado também em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com pesquisas no campo da história política e do trabalho. Atualmente é coordenador e professor do curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Giancarlo Farias é bacharel e licenciado em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, com pesquisas no campo da história política, em especial, do município de Sangão.

Stela Maris Duarte Farias é bacharel e licenciada em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, com pesquisas no campo da história política, em especial do município de Sangão.

Serviço:

História Política de Sangão - A Trajetória da Disputas Pelo Poder Político Municipal
João Henrique Zanelatto
Giancarlo Farias
Stela Maris Duarte Farias

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-1811-1
Formato 14 X 21 cm 
168 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home