PRACINHAS CAMPINEIROS / Jefferson Biajone (Org.)

No dia 8 de Maio de 2010 foi celebrado o Dia da Vitória, data alusiva ao término da Segunda Guerra Mundial. Foi há sessenta e cinco anos atrás que nesse dia os efetivos militares empregados no arquipélago de Fernando de Noronha e nos campos da Itália na Força Expedicionária Brasileira (FEB) começaram a ser desmobilizados. A guerra atingira o seu fim e aos soldados era chegada a tão almejada hora de retornarem para casa, para o convívio de seus amigos, familiares e entes queridos.

Entre aqueles que deixaram o teatro de operações italiano, havia um grupo de soldados que era oriundo de Campinas, SP. Tratava-se de jovens idealistas que não hesitaram em tomar das armas na luta contra o jugo nazi-fascista que ousara ameaçar a liberdade e a democracia.

Ainda a bordo do navio que os trazia da Itália, eles reuniram-se para fundar, a 28 de outubro de 1945, a associação de ex-pracinhas que veio a se tornar a mais antiga do país, a Associação dos Expedicionários Campineiros (AExpCamp).

Anos mais tarde, ex-combatentes de outras localidades brasileiras vieram a fixar residência em Campinas e a se alistar nas fileiras dessa associação cuja missão tem sido manter sempre aceso o cachimbo da vitória.

O presente livro é, pois, uma antologia de reminiscências de vida de sete ex-pracinhas campineiros e duas de suas esposas, escrito por um professor e seis alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e um cidadão de Campinas, os quais, por meio de depoimentos, trazem a lume histórias de vidas marcadas pelo maior conflito armado do século XX.

Os autores:

Tenente Jefferson Biajone, Aluno Júlio Vinicius Nascimento Netto, Aluno Vitor Hugo Araújo Silva, Aluno Rodrigo Rodrigues Bernardes, Aluno Thiago Queiroz Sá, Sr. Marcílio Giesbrecht, Aluno Yuri da Silva Tavares e Aluno Eduardo Hoisler Sallet.

Serviço:

Pracinhas Campineiros - Reminiscências de Vidas que Fizeram História
Jefferson Biajone (Org.)
Vários Autores
Scortecci Editora
Depoimentos
ISBN 978-85-366-1862-3
Formato 14 X 21 cm
112 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home