HISTÓRIA E TRAGICIDADE / Hélio Sochodolak / Jair Antunes (orgs.)

A presente publicação é oriunda do projeto “História e tragicidade”, que foi executado no período compreendido entre o início do ano de 2007 e o final de 2008. O referido projeto congregou pesquisadores (historiadores e filósofos) do Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Campus de Irati e do grupo de pesquisa Estudos em história cultural.

Financeiramente a Universidade contribuiu com a destinação de carga horária e com a gratificação referente à dedicação exclusiva dos pesquisadores envolvidos, a saber, os professores Hélio Sochodolak, José Adilçon Campigoto, Jair Antunes, Cláudia Monteiro, Victor Tartas, Aldo Nelson Bona e Claércio Ivan Schneider. O pesquisador Dhyone Schinemann participou na qualidade de bolsista do CNPq. O grupo se reuniu periodicamente para discutir as leituras e (re) avaliar as direções na produção de cada autor.

O que marcou a confluência de todos os estudos realizados nesse período foi o reconhecimento de que boa parte do pessimismo atual com relação ao presente e ao futuro se deve a uma visão histórica de otimismo social com relação ao desenvolvimento capitalista do mundo ocidental.

O passado e o futuro deixam de ter importância e prevalecem o imediatismo e o consumo prazeroso e instantâneo dos produtos. Esse modo de viver conduz o ser humano a um conjunto de crises que se traduzem pela constatação de falta de sentido à existência pela falta de referências e de definição do “a que se ater”, para usar uma expressão orteguiana.

Entendemos que tais crises vêm acompanha-das de uma perda da noção de duração no interior da sociedade. Nossa hipótese é a de que a visão trágica do mundo e sua correspondente concepção de tempo podem oferecer aos historiadores e seus leitores uma alternativa para se pensar a condição humana e a crise da noção de duração nos dias atuais. Tal convencimento nos indica uma senda para que possamos exercer nossa função na sociedade.

Aldo Nelson Bona
Claércio Ivan Schneider
Cláudia Monteiro
Dhyone Schinemann
Hélio Sochodolak
Jair Antunes
José Adilçon Campigoto
Victor Tartas

Serviço:

História e Tragicidade
Hélio Sochodolak
Jair Antunes

Editora Scortecci
Filosofia
ISBN 978-85-366-1910-1
Formato 14 X 21 cm 
216 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home