RETRATOS SUL - AMAZÔNICOS / Pedro Pires da Silva

A história do Médio Purus, apesar de ter sido alvo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, ainda carece de muitos estudos para que tenhamos, de fato, um resgate mais completo sobre como ela se processou nos últimos três séculos.

O livro Retratos Sul-Amazônicos vem oferecer uma pequena contribuição ao leitor interessado, que aponta para a redução das incertezas existentes sobre a  nossa própria história. Para tanto, tenta reconstruir alguns desses processos históricos, ocorridos neste rincão sul-amazônico, tais como: a situação indígena no limiar do século XIX, o surgimento dos seringais, o comércio que movimentava a economia extrativista, a criação do município de Lábrea e a intensificação da agricultura, que veio representar mais uma fonte de renda e de sobrevivência para o ribeirinho da calha do Médio Purus.

Ao direcionar nosso olhar de pesquisador para essas temáticas, a intenção é oferecer ao povo da região, em especial, um texto no qual muitos pudessem ver contempladas suas histórias e suas origens mais remotas. Entretanto, estamos certos de que mais que oferecer informações sobre a história do Médio Purus, este livro traz a pretensa ideia de suscitar novas pesquisas sobre esta enigmática região.

Pedro Pires da Silva nasceu em 9 de novembro de 1967 no seringal Terra Firme do Paciá, próximo à cidade de Lábrea – Amazonas. Aprendeu a escrever as primeiras letras ainda nos seringais do rio Ituxi – afluente Purus, onde viveu até os oito anos de idade na companhia dos pais e de nove irmãos. Seu pai, apesar de ser seringueiro analfabeto, mostrava-se preocupado com a educação dos filhos. Com muita dificuldade conseguiu um terreno na cidade de Lábrea, onde construiu uma casa para que sua prole  iniciasse carreira estudantil. Em 1976 iniciou seus estudos na escola pública desta cidade, onde, após alguns percalços, concluiu em 1989 o curso Magistério. Em 1991 passou a exercer atividade docente na rede estadual, onde se encontra até hoje. Devido a profissão e ao interesse pelo conhecimento, veio a concluir a Licenciatura em História pela Universidade Federal do Amazonas em 2005 e o Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Táhirih em 2007. Ainda em 2005, mostrando-se amplamente insatisfeito com o estágio em que se encontrava (e ainda se encontra) a pesquisa histórica sobre a região do Purus, iniciou um levantamento de dados em fontes diversas, que culminou com a escrita deste livro. A depender da colaboração de todos e da força de vontade do autor destas palavras, certamente outros trabalhos sobre essa região estarão por vir, enriquecendo a cultura local.

Serviço:

Retratos Sul - Amazônicos
Fragmentos da História do Rio Purus
Pedro Pires da Silva

Scortecci Editora
Cultura
ISBN 978-85-366-1872-2
Formato 14 x 21 cm
272 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home