REVOLUÇÕES LEGAIS / Luciano Ferreira da Silva

A Advocacia e a Política Brasileira - Uma revolução é um movimento para a transformação de uma situação estabelecida. No Brasil, tivemos diversos momentos em que a chamada revolução era necessária para que fossem estabelecidos nossos direitos. No entanto, o que ocorreu foi a tentativa de mudar o Brasil através da edição de novas Leis.

O impacto disto é que vivemos em um país cartorial onde tudo é permitido ou proibido, dependendo do conteúdo de leis, decretos ou outros editos. Assim, o Brasil é um país eminentemente regido por muitas leis, o que causa um problema de ordem prática à legalidade.

Os cidadãos muitas vezes ficam sem saber como funciona determinada lei ou mesmo como agir perante o Estado. Ou pior ainda, “se esta lei vai pegar ou não”. Este livro trata da formação da sociedade política brasileira e da advocacia como um status dentro da sociedade. No Brasil, desde o Império, tivemos nos advogados a base para a criação e apoio do aparelho de Estado.

E mais tarde, com a proclamação da República, esses advogados passaram a atuar diretamente no poder por meio da presidência e dos cargos de primeiro escalão. Este predomínio dos bacharéis incutiu nos políticos e dirigentes brasileiros a cultura de que os problemas do país se resolvem mediante a edição de novas leis.

Cultura esta que já vem dos nossos colonizadores, os patrimonialistas portugueses. Desta forma, busca-se com este livro demonstrar qual foi a participação dos advogados na política brasileira até a redemocratização na década de 1980.

Luciano Ferreira da Silva Professor universitário, leciona na Universidade Nove de Julho – UNINOVE e Faculdade TREVISAN. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em RH, especialista em Psicologia Organizacional, Especialista em Administração de Recursos Humanos e Mestre em Administração, Comunicação e Educação. Atuou em diversas organizações nas atividades de avaliação de mercado, projeção de vendas, análise de custos, levantamento de novas oportunidades de negócios e treinamentos.

Serviço:

Revoluções Legais
A Advocacia e a Política Brasileira
Luciano Ferreira da Silva

Scortecci Editora
Direito e Política
ISBN 978-85-366-2000-8
Formato 14 x 21 cm 
248 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home