DEMÔNIOS AZUIS / Maurício Loboda Fronzaglia

Demônios Azuis, ou Diabos Azuis no original de Vigny (les diables bleus), representam a angústia e a tristeza do personagem Stello em face à materialidade obscura da vida, tema caro aos escritores românticos do século XIX. As poesias que formam os Demônios Azuis na obra de Maurício Fronzaglia representam e desenham as perguntas formadas no século do romantismo, transfigurados para o cotidiano da era da globalização.

Perguntas ora insolúveis, ora tendo como resposta o silêncio do absurdo no claro humanismo de Albert Camus. Entre a acidez de Charles Baudelaire e as questões existenciais de Mario de Sá-Carneiro, encontra-se a intensidade dos primeiros românticos de Byron a Álvares de Azevedo e a visão de paisagem devastada do poeta sérvio Miodrag Pávlovitch.

Fazem-se versos os fatos e personagens da vida atual, suas contradições implícitas e não descritas, seus passos passageiros e sem marcas. Estão manifestas as aflições oriundas da contradição entre o mundo em céu cinza e ruas escuras e os sentidos e palavras da possibilidade de poesias ainda não percebidas e incompletas.

Maurício Loboda Fronzaglia, nascido em 1974 na cidade de Jundiaí, é formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie e também mestre e doutor em ciência política pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, tendo estudado as convergências entre os campos das políticas educacionais e as relações internacionais. Demônios Azuis é seu primeiro livro de poesias e é composto de versos feitos nos últimos anos, de alguns escritos remanescentes da adolescência e do período de graduação e também de poemas escritos durante sua estadia em Paris, onde seguiu o Cours de Langue et Civilisation Française de l'Université de Paris - Sorbonne.

Serviço:

Demônios Azuis
Maurício Loboda Fronzaglia

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-1961-3
Formato 14 x 21 cm 
144 páginas
1ª edição - 2010

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home