PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NOS MEIOS POPULARES / Benedito Gonçalves Eugênio

O presente livro tem o propósito de discutir trajetórias de escolarização nos meios populares, tomando como referencial a contribuição da Sociologia da Educação de origem francesa, particularmente Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Bernard Charlot.

Todos os textos são resultados de pesquisas realizadas no âmbito da graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e orientadas pelo autor. Os textos aqui reunidos procuram analisar itinerários e processos de escolarização nos meios populares em três municípios da região sudoeste  do Estado da Bahia: Vitória da Conquista, Barra do Choça e Cândido Sales.

O livro que ora apresentamos sistematiza resultados de pesquisas que vêm sendo realizadas com o objetivo de compreender e analisar trajetórias de escolarização de estudantes da educação básica oriundos dos meios populares. São abordadas situações de fracasso e sucesso escolar, tendo como referencial de análise construtos teóricos da Sociologia da Educação. Todos os textos são resultados de pesquisas realizadas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Benedito Gonçalves Eugênio é graduado em Pedagogia (Universidade do Estado da Bahia) e Letras (FTC). Mestre em Educação (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e Doutor em Educação (Universidade Estadual de Campinas), é professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Currículos e Sociologia da Educação, e trabalha com os seguintes temas: currículo, relações etnicorraciais, gênero, formação docente e diversidade.

Serviço:

Processo de Escolarização nos Meios Populares
Benedito Gonçalves Eugênio
Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-1871-5
Formato 14 x 21 cm 
168 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home