O CHAPÉU ANTROPÓFAGO / L.E. Ferraz

Na década de 70 o autor participou de um concurso literário promovido pela Secretaria da Cultura do Município de São Paulo com o projeto de livro O Chapéu Antropófago, mas não obteve classificação, pois o material não era suficiente para compor um livro.

No entanto, Mário Chamie, na época Secretário da Cultura do Município e membro da comissão julgadora, ao divulgar o resultado dos livros escolhidos, fez o seguinte comentário a respeito de O Chapéu Antropófago: “A ironia aliada ao grotesco lírico!”.

Um elogio de Mário Chamie, o poeta da Instauração Práxis, não podia ser desconsiderado. O pequeno livro cresceu, ganhou forma, mas ficou engavetado. Agora, dividido em categorias, por sugestão do crítico literário e notável professor Fábio Lucas, vem à publicação. A primeira parte (Tapiocano) diz respeito ao período em que o autor viveu na Bahia, até os 16 anos, “comendo tapioca” por assim dizer - o caipira na extensão da palavra.

A segunda parte (Urbi et Orbi) contém poesias do período em que, como estudante universitário, participava festivamente das “peruadas” dos estudantes do Largo São Francisco, fugindo da cavalaria do Coronel Erasmo Dias pelas ruas do centro de São Paulo.

A última parte (Sátyros) representa o espírito burlesco do autor em variados momentos, desde a época da infância até os dias atuais. Aliás, a sátira está em todo o livro, em todas as abas do chapéu, se assim se pode dizer.

O autor, Luiz Edgar Ferraz de Oliveira, nasceu em Tremedal, Bahia, em 1952. Escreveu textos em prosa e verso ao tempo da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), sob o pseudônimo de “Lucas”, numa época de grande agitação política. Bacharelou-se em 1979 e seguiu carreira no serviço público, estando na Justiça do Trabalho da 2ª Região desde 1978, primeiro como funcionário e depois como Juiz a partir de 1983. Atualmente compõe o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

Serviço:

O Chapéu Antropófago
L.E. Ferraz

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2058-9
Formato 14 x 21 cm 
140 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home