CRÔNICAS DE UMA VIDA / Leila Caldas (org.), Alexandre D. Pereira, Juliana C. Araujo

Alguém que chega ao nonagésimo terceiro ano de vida certamente merece ser homenageado. Foi assim que, certa vez, ouvindo as histórias que D. Alzira costuma contar sobre o passado, seguidas do comentário “isso tudo daria um livro”, nasceu a ideia de colocar as suas histórias no papel.

Seria uma forma de homenagear essa mulher de fibra e também de poder entrar em seu mundo de lembranças, aquele que lhe é prazeroso no momento e, ao mesmo tempo, trazê-la ao nosso. Figuram nesta obra histórias belíssimas que encantam pela simplicidade. Talvez por serem originais, produzidas das lembranças de quem tem muito que contar.

Trazemos fatos que comovem e aspectos históricos que se entrelaçam às histórias de vida de tantas outras Alziras. São páginas carregadas de emoção de quem os contou e de quem os escreveu. Esperamos que também possam calar fundo em quem os ler.
Os autores

Uma vida com tanta história veio dar em livro. Trata-se de uma homenagem a Dona Alzira, que no dia 19 de fevereiro de 2011 completa seus 93 anos. Tempo de muito trabalho – labuta árdua – mas também pleno de traquinagem com as irmãs, festas e carnavais com os amigos, comilança gostosa de roça, ladrões de galinha e de corações, causos de filhos e netos, e apenas um grande amor, que a marcou por toda a vida.

Nestas crônicas (e alguns versos) despretensiosas, os autores contam alguns dos momentos mais marcantes do percurso desta mineira. Dona Alzira se mudou para o Rio de Janeiro aos 22 anos, para nunca mais sair, ora no campo ora na cidade grande. Em uma leitura prazerosa, familiares, agregados, conhecidos e desconhecidos, integrantes diretos ou não destas páginas, conhecerão melhor sua própria história. Afinal, ela registra, no fundo, fatos de uma vida tão interessante quanto tantas outras, protagonista de uma época e de um país.
Elisa Almeida França

Leila Ribeiro de Caldas, carioca radicada em Campinas, SP, é professora universitária e trabalha com língua e literaturas da língua inglesa. É co-autora de obras didáticas para o ensino de inglês na Educação Básica e agora faz sua primeira incursão no terreno da literatura.

Alexandre Daniel Pereira nasceu e viveu com os pais, Alzira e Liberato, até os quinze anos de idade, no sítio Sossego, bairro Santa Isabel, na cidade de Ouro Fino, Minas Gerais. A experiência de ter vivido no campo sustenta muitos de seus textos literários. Vividos 33 anos, é formado em Letras, professor, roteirista de cinema. Envereda pela área literária, escrevendo contos, poemas, crônicas e tendo alguns deles publicados em coletâneas.

Juliana C. Araujo é natural de Campinas e graduada em Letras pela UNIP (Universidade Paulista). Cinéfila e leitora contumaz, Juliana aprecia, principalmente, a literatura fantástica. Participou de cursos de preparação e revisão de texto, tendo interesse especial pela área de editoração. Nesta obra, contribuiu também com a autoria dos textos.

Serviço:

Crônicas de uma Vida
Leila Caldas (org.)
Alexandre D. Pereira
Juliana C. Araujo

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-2097-8
Formato 14 x 21 cm 
136 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home