OS MITOS DA ALFABETIZAÇÃO E AS INVENÇÕES NO ENSINO PAULISTA / Carlos de Morais

Tudo começou com a “invenção” do ciclo básico, no governo Montoro; depois, as “invenções” acontecem justamente porque nossos especialistas sempre menosprezaram o ensino primário, onde todas as medidas propostas pelos governadores paulistas, já estavam em vigor, algumas delas desde o império!

Além disso, a excelência dos Grupos Escolares, nos quais se desenvolvia o ensino primário, com raras exceções, tinha como base fundamental a figura de seus competentes diretores. Na verdade, de nada valem as máquinas imaginadas pela tecnologia se seu acesso depende, fundamentalmente, da existência de certas habilidades, em particular, habilidades básicas, como ler, escrever e contar...

Além disso, permanecem as dificuldades no trato de alunos que exigem do professor, sobretudo, uma experiência deveras específica, haurida na sala de aula, que ninguém pode oferecer, porque (parafraseando o poeta) os professores trabalham na casa do futuro, cujo limiar nenhum especialista conseguirá transpor, nem mesmo, em seus sonhos!

Carlos de Morais nasceu em Pereiras, num domingo de páscoa, enquanto uma serenata urdia poesia e música, numa noite enluarada, com estrelas faiscantes pelo céu. A partir dos 12 anos, começaram suas peregrinações por escolas de várias cidades, do Estado de São Paulo, tanto como estudante, professor, diretor e supervisor do ensino. Porém, essas ausências aumentaram, cada vez mais, a saudade de sua cidade, que enriqueciam a memória a cada retorno. Inúmeras lembranças foram urdidas, com gosto de terra, com cheiro de primavera, na sinfonia das tardes alongadas de outono, quando “o sereno da madrugada não deixou meu bem dormir”... Ainda que afastado da peregrinação pelos caminhos da educação, continua um mercador de ilusões e um vendedor de sonhos e quimeras.

Serviço:

Os Mitos da Alfabetização
E as Invenções no Ensino Paulista
Carlos de Morais

Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-2172-2
Formato 14 x 21 cm 
64 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home