CULTURA, SINESTESIA E O ENSINO DO DESIGN NO AMAZONAS / Alexandre de Oliveira

Nesta obra, o autor nos revela bases teóricas que sustentam suas reflexões e uma nova percepção de ensino, apoiado na necessidade de interconexões necessárias para a construção de um conhecimento multifacetado, típico do campo do Design. Os sentidos (visão, gustação, tato, paladar, movimento, audição) são redescobertos e, como na fase inicial da vida humana, têm a função de mecanismos pelos quais o homem conhece o mundo.

Para profissionais de Design, esta obra leva a ampliar os horizontes sobre como perceber os objetos e as relações que o homem faz com os mesmos por meio dos sentidos. Ao profissional da docência, a leitura desta obra traz o deleite sobre o processo de construção do saber e uma revisão dos paradigmas do Ensino em Design.

A apreciação de uma nova proposta de ensino baseada na construção do saber pela experimentação e na percepção da atividade projetual, enriquecida por uma nova visão sobre os objetos enquanto detentores de propriedades sensíveis e funções socioculturais. Uma proposta que aponta um desafio da transposição do teórico-objetivo-racionalista para o mundo sensível na produção do conhecimento sobre o homem e sobre os artefatos com os quais este homem se relaciona.
Franciane Falcão

Alexandre de Oliveira é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia, FEBA. Licenciado em Música pela Universidade Católica do Salvador, UCSAL. Iniciou suas atividades docentes em 1990, atuando como Arte-educador em todos os níveis de ensino (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos). Atuou em cursos de graduação na área de Artes (Licenciatura em Música e Artes Plásticas), Educação e em cursos de Design desde 2001, ministrando disciplinas tais como: História da Arte, Estética, Semiótica e Introdução ao Design. Orientou até o momento, no âmbito do Design, 3 (três) trabalhos de graduação e 2 (dois) de especialização "lato sensu" e coordenou 2 (dois) projetos de pesquisa: "Design e educação patrimonial" e "Amazônia em busca da identidade perdida". Desde 2007 é líder do Grupo de estudos e pesquisas em Design na Amazônia.

Serviço:

Cultura, Sinestesia e o Ensino do Design no Amazonas
Alexandre de Oliveira
Scortecci Editora
Cultura
ISBN 978-85-366-2100-5
Formato 14 x 21 cm 
96 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home