BATISMO DO APRENDIZADO / José Márcio Pereira

O olhar poético do autor, ao mesmo tempo em que registra as emoções percorridas ao longo da existência, é aprendiz do mundo. De tudo parece extrair lições e significados. Sua sensibilidade toca até os grandes dramas da época, mas é sobretudo das pequenas coisas que passam desapercebidas que o autor se ocupa. Acontecimentos, fatos de qualquer natureza, alegres ou tristes, assim postos, vão como que batizando o poeta, ensinando-o a apurar seu lirismo, que é dom, mas também fruto do aprendizado.

José Márcio Pereira nasceu em Guaxupé, Minas Gerais, em 3 de janeiro de 1945. Aos 5 anos de idade, veio com a família para São Paulo. Na escola pública fez o primário, o ginasial e o colegial. Em 1969, entrou para a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Sedes Sapientiae” da PUC. Diplomou-se professor em 1972. Mais tarde, efetivou-se como professor de Português na rede pública estadual de ensino e, posteriormente, na rede municipal. Em 1988, após estudos complementares de Pedagogia, tornou-se diretor de escola de primeiro e segundo graus. Em 1995, aprovado no concurso de especialista de educação realizado pela Prefeitura de São Paulo, ascendeu ao cargo de supervisor escolar. Paralelamente aos estudos e às atividades profissionais, buscou desenvolver seu lado criativo de letrista e compositor. Participou de vários e grandes festivais de MPB, entre os quais destacam-se:
1966: I Certame Amador Estudantil de Música Popular Moderna – promovido pela Rá-dio Gazeta e TV Excelsior (antigo canal 9) – melhor cantor e compositor.
1968: I Festival de Músicas de Carnaval – Prefeitura de São Paulo e TV Globo – terceiro lugar.
1970: III Festival Universitário de MPB – TV Tupi – finalista.
1975: Festival Abertura – TV Globo – Sua composição Dança espanhola sobre a cabeça, finalista, ficou registrada no LP Abertura.
1985: Festival Itaquerense de Música Popular – primeiro lugar como compositor.
1991: Festival Carrefour de MPB – finalista com a canção Banzo, em parceria com Alaíde Costa.
Tem composições gravadas com alguns dos mais famosos artistas da MPB, tais como: Elis Regina, Leny Andrade, Alaíde Costa, Zezé Mota, Sérgio Reis, Benito de Paula, Marcelo Costa. Em 2009, publicou seu segundo livro de poesias, uma narrativa em versos à qual deu o nome de Sombras. Batismo do Aprendizado, obra relançada agora, teve sua primeira edição em 1995.

Serviço:

Batismo do Aprendizado
José Márcio Pereira
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2168-5
Formato 14 x 21 cm 
68 páginas
2ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home