FOLIA DE SANTOS REIS / Mario Fantinati

O livro conta em versos a história da viagem dos Três Reis Magos a Belém para visitar o Menino Jesus, narrando a história e as tradições que envolvem a celebração da Folia de Santos Reis. Para poder contar essas histórias foi necessário explicar, nos três primeiros capítulos, partes bíblicas como a criação e a revolta dos anjos, a criação do homem, o pecado de Adão e Eva, a maldição da serpente, a misericórdia de Deus, a anunciação de Maria e encarnação do verbo, e o nascimento de Jesus.

Após estas explicações, os capítulos seguintes tratam do folclore religioso da Folia de Santos Reis, abordando a saída da Folia, o significado dos símbolos, o encontro de folias diferentes, a visitação às casas e aos presépios, a história dos palhaços, o agradecimento e ofertas por graças alcançadas, entre outros.

Mario Fantinati, nascido em Guaranésia, Minas Gerais, em 23 de março de 1927, filho de Alberto Fantinati e Maria Francisca de Assis, começou a vida trabalhando na lavoura. Nunca foi à escola e aprendeu a ler e a escrever com seus amigos. De família humilde, mudou-se para o Estado do Paraná, para a cidade de Alto Paraná, onde conheceu e se casou com Maria Antonia Rodrigues Fantinati, em junho de 1956, e tiveram sete filhos. Conhecia a Folia de Santos Reis desde criança, mas somente aos 18 anos formou seu primeiro grupo de Folia, na cidade de Alto Paraná. Este grupo era formado, em sua maioria, por familiares e amigos próximos. Em 1974, mudou-se com a família para Santo André, São Paulo, e foi trabalhar como comerciante. Trinta anos depois, em 2004, foi convidado para cantar em um presépio no bairro onde mora. Formou novo grupo de Folia para cantar neste presépio. Novamente a formação contou com a presença de familiares e amigos próximos. O grupo foi bem aceito após a primeira apresentação e chamado para cantar nos anos seguintes. Foi a partir de então que surgiu o desejo de escrever um livro sobre a Folia de Santos Reis. E esta é uma forma de manter vivo este folclore religioso tão bonito que foi esquecido pela maioria das pessoas.

Serviço:

Folia de Santos Reis
Mario Fantinati

Scortecci Editora
Folclore
ISBN 978-85-366-2173-9
Formato 14 x 21 cm 
96 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home