OURO PRETO - UM NOVO OLHAR / Alex Fernandes Bohrer

A cidade símbolo da liberdade no Brasil é um convite ao passado. Centenas de prédios históricos, ruas tortuosas e um relevo único tornaram Ouro Preto o primeiro lugar do país a ser declarado Patrimônio da Humanidade. A antiga capital de Minas é o emblema maior do período de ouro da Coroa Portuguesa, mas também se tornou sinônimo de rebeldia e revolta nos ideais dos Inconfidentes.

Ao lado de toda essa riqueza vista na sede, Ouro Preto é um município culturalmente rico, condizente com a vastidão de seu território, com diversos distritos e povoados, todos a contar a história da velha Vila Rica. Nas páginas desse livro, o leitor descobrirá uma nova Ouro Preto, pungente e surpreendentemente inexplorada. Prepare-se, então, para uma viagem única na história de Minas e do Brasil!

“Com a expressiva participação de Adenilson José, que a bico-de-pena fielmente acompanha a mirada do pesquisador, Bohrer consolida neste livro um périplo notável pela história ouro-pretana. Vem aclarar a opulência de fatos e obras, a densidade dos processos e a diversidade dos testemunhos materiais conservados entre desafios e riscos tremendos, e o faz em narrativa que prende o leitor e nele incute o desejo de também conhecer os lugares revelados.”
Angelo Oswaldo de Araújo Santos - Prefeito de Ouro Preto

“Com mão segura e carinhosa de historiador qualificado e consciencioso, Alex Bohrer nos leva a passear através dos três séculos de Vila Rica. Inovadora é sua abordagem de não focalizar somente o centro da cidade mineradora, mas também de abrir o leque para seus diferentes distritos. Desta maneira, nos adentra na vida colonial e contemporânea, no seu coti-diano de trabalho e de trânsito. Ouro Preto se descobre, assim, como um vasto território de vivência humana.”
Dr.Eddy Stols - Historiador e Professor Emérito da Universidade de Louvaina, Bélgica

“Com este livro, teremos todos nós, admiradores da história de Minas, a chance única de saber mais sobre a cidade de passado reluzente e patrimônio exemplar. Bohrer fala do que sabe, pois estuda os tempos de sua terra e vasculha cada palmo do seu chão de pedras. Ouro Preto é cidade eterna - e estas páginas ajudam a manter viva a memória.”
Gustavo Werneck - Repórter do jornal Estado de Minas

Alex Fernandes Bohrer foi cofundador e primeiro presidente da AMIC (Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo), entidade que se destaca pela promoção e incentivo à preservação do patrimônio histórico de Cachoeira do Campo, Ouro Preto. Presidiu a Câmara Setorial de Turismo de Cachoeira do Campo, coordenando o Projeto "Portal Cachoeira". Foi Historiador da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, produzindo uma série de textos sobre a história desta importante cidade brasileira. Foi membro titular do Conselho de Patrimônio e do Conselho de Turismo do município de Ouro Preto. Foi professor da FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto), onde lecionou as disciplinas “Iconografia Cristã”, “História da Arte no Brasil” e “Barroco Mineiro”. Atualmente é Professor Efetivo do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais). Possui diversos textos publicados sobre Barroco Mineiro e História de Ouro Preto, no Brasil e no exterior.

Serviço:

Ouro Preto
Um Novo Olhar
Alex Fernandes Bohrer
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-2235-4
Formato 16 x 23 cm 
192 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home