UM LUGAR AO SOL / José Maria L. Silva

Em Um lugar ao sol, José Maria L. Silva renova-se, revela-se e revisita o passado, tem as retinas fatigadas de tudo o que viu pelo mundo afora. Registra as reminiscências de um retirante nordestino em São Paulo sobre sua cidade natal, a bela Recife (PE).

O texto é marcado pelos diversos personagens que acompanharam as várias gerações vividas pelo próprio autor e nos ajudam a decifrar enigmas – os mais íntimos, pessoais e intransferíveis, e também os coletivos, com retratos dos diversos cenários políticos, descobertas científicas e aquele sentimento que diz respeito ao nosso jeito de ser e reagir, ao nosso sentido cotidiano de brasilidade.

A cabeça pensa onde os pés pisam, entretanto, as raízes são a marca forte de um texto comprometido com a sua terra natal, com sua gente. As narrativas penetram na memória, obtendo uma síntese do urbano e do telúrico, do lírico e do social. A expectativa que o autor cria ajuda o leitor a refletir sobre o sentido da existência, sem parecer filosófico, e ajuda a pensar o cotidiano, sem ser piegas. Todas as grandezas da existência e as miudezas do dia a dia tornam a vida, dependendo do momento, um drama ou uma grande comédia.

José Maria Lopes da Silva nasceu em 1940, de uma família humilde em Recife, capital pernambucana. Autodidata, sempre fez de tudo um pouco. As artes, no entanto, ocuparam e ocupam a maior parte do seu tempo. Foi publicitário, desenhista, artesão e funcionário público, onde se aposentou cedo, aos 45 anos, em razão da sua deficiência física. Aposentado, dedicou-se à literatura, especialmente poesias, música e, mais recentemente, aos contos. É autor do livro Ensaios, publicado em 2008. Tem muitas composições musicais ainda inéditas de publicação. José Maria destaca-se também por ser um bom marido para Regina Célia e um excelente pai de três filhos, além de reunir sempre muitos amigos. Um lugar ao sol traz contos extraídos de fatos isolados, fragmentos contados com certa dose de humor, crítica e ironia; análises, nuances, lances de uma breve vida. Representa uma mensagem de esperança, alusão aos sonhos e às fantasias; um eterno acreditar em si, a valorização da própria existência.

Serviço:

Um Lugar ao Sol
José Maria L. Silva

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-2153-1
Formato 14 x 21 cm 
128 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home