AS RUAS / José Carlos Manço

As ruas em que o Juca morou com a família ou sozinho servem de referencial, no tempo cronológico e no espaço geográfico, para as pequenas histórias de As ruas, quase todas ambientadas no meio urbano de Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo. O observador segue atentamente o menino Juca e depois o adolescente e o adulto jovem e conta o que presenciou ou lhe foi contado sobre os acontecimentos que compõem o texto.

O autor se beneficia da liberdade de criação literária para incluir a descrição de fatos que nem o menino que depois cresceu e nem o observador viram ou ouviram dizer. A narrativa mistura rememorações com elementos ficcionais e realça as fortes presenças femininas nos caminhos do Juca: a Laura, a Nanã e a Amanda.

“Nas noites sem luar, o quintal ficava escuro como breu. Numa dessas noites, ao se esconder após 'fazer uma arte', o Juca ouviu a Nanã gritar dizendo que naquele quintal morava o Saci. Apavorado, entrou correndo e nunca mais teve a coragem de ir à noite naquela parte da casa”.

“Tentou encontrar a tristeza no íntimo do seu ser, mas não a encontrou, aumentando a sua angústia. Pensou que talvez fosse um pecador a quem foi negada a tristeza pela morte de um parente. Prometeu-se que na próxima noite faria mais orações para redimir-se do pecado”.

“Naquela tarde de um dia de Carnaval... o sonho da Laura se tornou realidade: o Juca foi  cirurgião e parteiro”.

José Carlos Manço, Nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 1936. É médico e professor titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Sempre morou em Ribeirão Preto, com dois períodos de permanência no exterior (Estados Unidos, 1972 e 1980-81), onde desenvolveu atividades relacionadas à carreira acadêmica. Esta é a sua primeira publicação fora da área de atuação universitária.

Serviço:

As Ruas
José Carlos Manço
Editora Scortecci
Contos
ISBN 978-85-366-2246-0
Formato 14 x 21 cm 
156 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home