MEDICINA, EDUCAÇÃO E HISTÓRIA / Cristina Valença

Regenerar, educar os sentidos e higienizar eram as palavras de ordem do novo movimento educacional chamado Pedagogia Moderna. Em Sergipe, a educação nas primeiras décadas republicanas foi alvo desse movimento estabelecendo-se como uma nova mudança na maneira de pensar as práticas escolares e políticas públicas educacionais que resultaram na definição de um perfil de instituições com práticas voltadas para civilizar.

Assim, o objetivo desse livro é desvendar a contribuição do médico sergipano, Helvécio Ferreira de Andrade, para a difusão dos princípios de modernização da instrução pública sergipana nas três primeiras décadas republicanas. Em Medicina, Educação e História: a trajetória de Helvécio de Andrade, Cristina Valença nos traz um panorama dos discursos educacionais de modernização pedagógica sob a ótica dos atos de civilizar, regenerar, educar os sentidos e higienizar. 

A atuação de Helvécio de Andrade como inspetor escolar e como médico em Santos e em Sergipe entre 1911 e 1935 é revisitada à luz da memória e da história. O final do século XIX reveste a escola como signo da civilização e progresso. Influenciados pelos ideais iluministas, os intelectuais da educação acreditavam no poder redentor da instrução pública, associando à ordem republicana o modelo de um Brasil moderno. As noções básicas de higiene: o corpo, a alimentação, as habitações, a iluminação e ventilação das salas de aula, a quantidade de banheiros e de alunos por classe e as disposições das salas foram preocupações difundidas por esse professor principalmente às normalistas – as futuras professoras primárias do Estado.

O livro de Cristina Valença, fruto de sua dissertação de mestrado, nos mostra Helvécio de Andrade buscando implementar no ambiente sergipano as novas diretrizes do movimento renovador da Pedagogia Moderna, propondo a transformação do ideal do homem culto pelo ideal do homem prático formado pela Escola Nova, pela Escola Ativa.
Profa. Dra. Janaina Cardoso de Mello - UFS

Doutora pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui bacharelado em História pela Universidade Federal de Sergipe (2005) e lincenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Professora adjunta de Educação e Comunicação em Museus do Núcleo de Museologia da Universidade Federal de Sergipe.

Serviço:

Medicina, Educação e História
A Trajetória de Helvécio de Andrade
Cristina Valença

Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-2130-2
Formato 14 x 21 cm
296 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home