O NAZISTA / Araceli Facuri Ramos

Este romance de paixões, lutas e desencontros, relata a história de Jean, um jovem francês que, por circunstâcias que o livro narra, foi adotado por um casal de alemães. Na adolescência, descobriu de maneira insólita que não era alemão e que seus pais biológicos viviam na França.

Naquela época, a Alemanha entrava em conflitos com alguns países da Europa e, o governo declarou num discurso, que todas as crianças acima de 7 anos que não fossem judias, teriam de estudar a cartilha do governo. Aos 17 anos, Jean, orgulhoso do seu uniforme com a suástica nazista, partiu para uma batalha marítima. Em 1944, fez parte da ação dos soldados em terra. Naquele dia, ele conheceu a realidade nazista e decepcionado decidiu encontrar os pais biológicos.

Aproveitou-se de uma batalha travada com aliados da França e desertou em busca do sonho; sem imaginar a distância que teria de percorrer  nem os obstáculos a enfrentar. Durante os últimos meses de guerra, Jean viveu fugindo de guerrilheiros remanescentes do exército francês. No pós-guerra, cansado e doente, chegou em outra cidade onde enfrentou o ódio de uma população sofrida.

A autora deste livro não o escreveu com objetivos idealistas. É apenas um romance que conta uma história extraída das milhares de histórias criadas pela guerra na Europa. Ainda adolescente, a autora acompanhava pela mídia a evolução de acontecimentos trágicos da Segunda Guerra em países invadidos pelos nazistas e, em sua memória, ficaram gravadas para sempre as imagens de horror que os jornais mostravam em manchetes durante e depois da  guerra. A autora teve a ideia de escrever um romance que aborda situações do pós-guerra. Araceli Facuri Ramos incentivada pela família e amigos, concordou em editar o livro.

Araceli Facuri Ramos, mineira natural de Santa Juliana. Cresceu e estudou no Rio de Janeiro. Ainda menina apaixonou-se pela literatura e escreveu uma série de contos de vários temas, que foram perdidos numa inesperada enchente que inundou a cidade. Publicou em 1970 seu primeiro livro: “Entre a carne e a Cruz”. Criou este romance “O Nazista” movida pelo desejo de passar para o papel relatos  de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial que vieram para o Brasil. Escreveu, e pretende editar brevemente, a belíssima história de amor de seus pais que eram libaneses, Milhem Facuri e Bárbara Chame Facuri.

Serviço:

O Nazista
Araceli Facuri Ramos
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-2281-1
Formato 14 x 21 cm 
176 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home