A ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA E O AMPARO À MATERNIDADE NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 1927-1940 / Hélvio Alexandre Mariano

Este livro faz uma análise dos projetos de assistência à infância e amparo à maternidade no Brasil, entre os anos de 1927-1940, examinando como foi o processo que levou à centralização da assistência à infância aos cuidados da União, passando pelo debate entre juristas e médicos na elaboração do Código de Menores de 1927 e na Constituinte de 1934.

O presente livro, resultado do trabalho de doutoramento do Professor Hélvio Alexandre Mariano, é um testemunho da relação de paixão entre um pesquisador e seu objeto. Continuação das reflexões iniciadas em sua pesquisa de mestrado, que enfatizou o cotidiano das crianças durante a criação das primeiras leis da infância, a obra “sobe” à esfera das ideias jurídicas, acompanhando os debates a respeito da assistência à infância travados na esfera social, política e intelectual no período entre 1927 e 1940.

A centralidade da questão se manifesta nos debates entre médicos e juristas rumo a construção do Código de Menores e na Constituinte de 1934. Porém, perpassando as ideias jurídicas sobre infância subjaz uma questão muito mais relevante, que é a da possibilidade de protagonismo histórico das crianças e adolescentes, sujeitos sociais cuja voz só se manifesta historicamente se filtrada pelas instituições que se outorgam o direito de representá-las.

Perseguindo essa ideia, do protagonismo histórico da infância, o Professor Hélvio é um exemplo de como uma pesquisa acadêmica pode se manifestar em uma ação social concreta, como ficou claro no programa de Diagnóstico e Erradicação do Trabalho Doméstico Infantil que coordenou como projeto de extensão junto a UNICENTRO - PR, entre 2006 e 2008. O Professor Hélvio compartilha a ideia de que não cabe ao Historiador apenas demonstrar os diferentes fenômenos sociais, mas contribuir ativamente para tornar a sociedade um lugar melhor. As reflexões presentes nessa obra colaboram para isso.
Prof. Francisco Ferreira Junior - Departamento de História da Unicentro-PR

Hélvio Alexandre Mariano, é professor do Departamento de História da Unicentro - PR. Doutor em História/UNESP-Assis - SP.

Serviço:

A Assistência à Infância e o Amparo à Maternidade no Brasil Entre os Anos de 1927-1940
Hélvio Alexandre Mariano
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-2208-8
Formato 14 x 21 cm 
160 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home