A MUHURAIDA / Sales Maciel de Goís (Reedição e Organização)

A Muhuraida: O primeiro poema épico escrito no Amazonas é uma reedição do poema A Muhuraida ou triunfo de fé, de Henrique João Wilkens, escrito em 1785, é o primeiro poema heróico escrito no Amazonas. Como um bom português Wilkens escreve o poema em oitava rima camoniana, a narrativa visa informar como ocorreu o processo de rendição, conversão e reconciliação da feroz nação Mura a João Pereira Caldas, Governador e Capitão General, que tinha sido do Pará e então nomeado para o Governo Geral das Capitanias de Mato Grosso e Cuiabá, encarregado da efetiva execução do tratado preliminar de paz e limites entre as Coroas de Portugal e Espanha; nesta ocasião Wilkens se encontrava na Vila de Ega, no Rio Solimões. Na organização deste trabalho foram utilizados diversos materiais que encontramos disponíveis via internet e em livros, trabalhos dignos de aceitação e que ajudarão a elucidar ainda mais o poema.

O feroz, indomável e formidável gentio Muhura ou Mura, conhecido há mais de cinquenta anos. Habitante dos densos bosques e grandes lagos do famoso Rio Madeira, confluente do célebre Rio do Amazonas, no estado do Grão Pará, primeira Capitania Geral, e a mais setentrional de todas as conquistas portuguesas na América Meridional. Sempre foram fatais aos navegantes do dito Rio Madeira, no comércio, que o Pará cultivava com a Capitania do Mato Grosso. Sendo este gentio de corço, igualmente cruel, e irreconciliável inimigo dos portugueses, dos índios, dos bosques ainda habitados, matando cruelmente, e sem distinção de sexo ou idade, todos os viajantes e moradores das povoações, roubando-os, e levando as mulheres moças, e crianças, que do estrago escapavam destinadas a um cruel cativeiro, permitindo contudo a Divina providência.

Sales Maciel de Góis é natural da cidade de Maracaí, interior do estado de São Paulo, casado com Lenaralys Jean da Silva de Góis, vive há sete anos no Amazonas, atualmente Pastor da Primeira Igreja Batista da Convenção em Tabatinga – Amazonas, Bacharel em Teologia, atualmente, é aluno no sexto período do Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola/UFAM e Pós-graduando em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, pela Posead – Distrito Federal. Autor da obra Jesus é Deus?

Serviço:

A Muhuraida
Primeiro Poema Épico Escrito no Amazonas
Sales Maciel de Góis (Reedição e Organização)

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2269-9
Formato 14 x 21 cm 
100 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home