ENCONTO COM POETAS / José Eduardo Mendes Camargo

PRESENTE DE AMANTE E TRAVESSIA

         Quando eu era jovem, a
corrente que me arrastava corria forte e
rápida. A brisa da primavera derrotava-se a si mesma,
as árvores ardiam em flores e os pássaros não dormiam,
cantando sem parar.
           Naveguei vertiginosamente, arrebatado
pelo dilúvio da paixão. Eu não
tinha tempo para ver, sentir ou deixar que
o mundo entrasse em meu ser.
           Agora que a maré da juventude
baixou e eu restei na praia, posso ouvir a
profunda música de todas as coisas, e o céu
abre para mim o seu coração cheio de estrelas.
Rabindranáth Tagore

José Eduardo Mendes Camargo
Múltiplas faces
- Empresário, professor de artes marciais, poeta, diretor de instituições importantes, José Eduardo Camargo faz da poesia o seu principal veículo de comunicação com o mundo, pois, acima de tudo, é um poeta. É autor dos livros de poesia, Sonhos, Luminescências, Delírios e Resgate. O grande jurista e também poeta, Ives Gandra Martins, ao comentar as obras de José Eduardo, cita a sua "notável capacidade de integração social e uma fantástica vocação para fazer amigos, além da comprovação definitiva de seu talento poético".

Idealismo - Criou e preside em sua cidade natal, Dois Córregos-SP, o Instituto Usina de Sonhos que realiza projetos culturais com o apoio de instituições privadas e públicas, tendo como objetivos principais, a transformação do ser humano pela poesia, pelo esporte através das artes marciais e pela cultura da Paz. Estes projetos envolvem a sociedade local, em especial: trabalhadores da indústria, do comércio e da área rural, estudantes, religiosos e presidiárias da Casa de Detenção existente na cidade. Anualmente, promove e realiza festivais internacionais com a presença de notáveis poetas nacionais e internacionais.

Perfil acadêmico - Formou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, onde também foi professor de Administração Participativa por seis anos no Curso de Administração Rural. Proferiu palestras sobre temas ligados ao agronegócio e gestão empresarial (empresa familiar) no Brasil, em Washington nos EUA, em Roma na Itália, e em Bucarest, capital da  Romênia.

Títulos e Honrarias - "Cidadão Emérito de Dois Córregos" - Professor de jiu-jitsu, graduado pelo Grande Mestre Helio Gracie - Reconhecimento da UNESCO pela fundação do Instituto Usina de Sonhos, entidade que introduziu o uso pedagógico da poesia nas escolas de Dois Córregos.

Atividades atuais - Atualmente José Eduardo preside a Companhia Agrícola Industrial Santa Adelaide e a Associação Brasileira de Macadâmia - ABM. É sócio da empresa Queen Nut-Noz Macadâmia. Na FIESP (Federação das Industrias do Estado de São Paulo) é Diretor do Comitê de Cultura e membro do Conselho Superior de Agronegócios. No CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) é 3º Vice-Presidente. Diretor da UBE- União Brasileira de Escritores. Presidente do Instituto Usina de Sonhos. Presidente da Rádio Cultura AM e do jornal O Democrático - Dois Córregos.

Serviço:

Encontro com Poetas
José Eduardo Mendes Camargo
Editora Scortecci
Poesia
ISBN 978-85-366-2215-6
Formato 14 x 21 cm 
112 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações.

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home