CURTO E CONTO, CONTOS CURTOS / Wilson Quintaneiro

Wilson Quintaneiro nasceu em 12 de fevereiro de 1927 na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Aos 15 anos incompletos, entrou no mercado formal de trabalho. Em 1946 foi admitido numa grande indústria de produtos farmacêuticos, em que chegou a ocupar cargo de Colaborador Administrativo.

Em 1961 desligou-se da empresa e mudou-se, com a família, para Belo Horizonte (MG), onde representou grandes indústrias do ramo moveleiro do sul do país por 24 anos. Em seguida, aposentou-se e passou a viver na região rural, primeiro em Itaboraí e Miguel Pereira (RJ), depois em São Brás do Suaçuí (MG). Ecologista sem formação acadêmica, Wilson Quintaneiro participou de vários projetos para sustentação do meio ambiente, tendo recebido o título de Cidadão Honorário do município mineiro. Em 2007 mudou-se para Formosa (GO). Escreveu alguns artigos publicados na Folha Regional. Em 2011, teve o romance Um domingo, outros dias, outros tempos escolhido para publicação, em concurso realizado pela Secretaria de Cultura da cidade.

Desde jovem, tive predileção por contos, por tratar-se de uma forma de leitura que podia ser feita durante o transporte entre a casa e o local de trabalho. Além disso, por ser uma linha de pouca aceitação pelos leitores de romance, os exemplares eram encontrados a preços acessíveis nos sebos do Rio de Janeiro, que eu frequentava assiduamente. Assim, pude fazer contato com autores de vários países e estilos. Os autores que mais me interessavam, por sua forma de expressão, eram Tolstoi, Tchecov, Maupassant, Pirandelo e, principalmente, Machado de Assis. Sou machadiano. Atualmente, temos muitos contistas maravilhosos no Brasil, que bem merecem ser lidos e publicados em outros países. Neste livro Curto e conto – Contos curtos, reuni 49 textos, divididos em cinco temas: “Difícil de acreditar”, “Os bichos estão soltos”, “Coisas do coração”, “Hoje e sempre” e “Eita Nordeste bão, sô!”, todos otimistas e intimistas. Espero que este despretensioso trabalho seja do agrado do leitor. Boa leitura!
Wilson Quintaneiro

Serviço:

Curto e Conto, Contos Curtos
Wilson Quintaneira
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-2336-8
Formato 14 x 21 cm 
248 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home