OLHOS DA GRUTA - SUPLEMENTO TÉCNICO PARA EDUCADORES / Angela Maria Tavares

Este trabalho apresenta um panorama acerca das possibilidades na construção coletiva do projeto pedagógico contextualizado, com base no desenvolvimento sustentável e alicerçado em pensadores como Paulo Freire, Celestrin Freinet entre outros autores, que contribuem significativamente apontando horizontes no desafio de educação para o povo, numa perspectiva libertadora e transformadora.

Tudo acontece a partir de uma atividade de estudo do meio numa gruta, que se transforma numa grande aventura lúdica que leva os leitores à reflexão sobre valores de vida. A concepção da palavra “projeto” deve ser entendida por todos como processos para se promover ações de transformação necessárias e construídas coletivamente, quer seja projetar, agir ou transformar.

O cenário de uma Gruta, maior área verde de Americana (SP), Brasil, pode ser adequado à realidade de outras comunidades, considerando que nascentes são fontes de vida presentes em todo o Planeta. Neste sentido, todos são corresponsáveis por essas mudanças, tão necessárias à melhoria da qualidade de vida, partindo do pressuposto que a educação deve sempre construir ações e reflexões fundamentais, que possam exercitar a cidadania e, com isso, transformar o meio em que se vive.
Juraci Carreon Beraldi - Mestre em Educação, Pedagoga, Bióloga e conhecedora do profundo deslumbramento que a Gruta proporciona.

Angela Maria Tavares, a idade da eterna juventude sempre presente em seus sonhos de vida, apaixonada, simples, alegre, romântica, idealista revolucionária, acredita na simplicidade e no amor como a semente para um mundo melhor. Professora de Ciências Físicas e Biológicas – Química, Pedagoga com Especialização em Gestão Educacional – UNICAMP, nascida em Paraguaçu – sul de Minas Gerais, de origem humilde, filha de trabalhadores, Francisco Tavares Netto e Ana Maria Diniz Tavares. Em São Paulo, cursou teatro amador, Coordenação de Projeto na Casa de Cultura de Interlagos – dirigindo Fóruns de Cultura e eventos musicais. Educadora, como professora, coordenadora, diretora de escola e Supervisora Educacional do Estado e no Município de Campinas (SP), atualmente diretora titular de cargo na Escola Estadual Profº Marcelino Tombi, dirigiu, escreveu, coordenou e orientou projetos culturais de teatro, dança e eventos culturais em geral com eventos Cantando e Dançando para a Gruta Renascer. A casa, onde vivia com seus pais e quatro irmãos maravilhosos, era próxima de uma nascente, onde pegavam águas em baldes para beber na biquinha entre pássaros e borboletas capitão do mato.

Serviço:

Olhos da Gruta
Suplemento Técnico Para Educadores
Angela Maria Tavares
Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-2425-9
Formato 14 x 21 cm 
108 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home