SEGURANÇA PÚBLICA COMO PROJETO SOCIOEDUCACIONAL / Oséias Francisco da Silva / J. Burato

A segurança pública tem sido uma constante fonte de preocupação e reclamação por parte da sociedade. A ausência do governo do Estado, que, efetivamente, é o principal responsável pelo problema, tem levado a população a cobrar das guardas civis um papel de polícia repressiva, o que não cabe a estas intituições. Diante disso, as prefeituras em geral, e de São Bernardo do Campo, em particular, têm sido demandadas pela população na busca de uma solução para a grave situação da violência e criminalidade.

E nesta obra, com clareza e objetividade, Oséias Francisco da Silva e J. Burato fazem um histórico da violência e da criminalidade na formação de nós brasileiros e nos levam a uma reflexão sobre um novo paradigma para a segurança pública no qual as guardas municipais exerçam na plenitude a sua vocação de uma polícia preventiva, cidadã e parceira da sociedade.

Se contrapondo ao caráter militarista que forjou as guardas civis municipais em todas as cidades, os autores analisam o movimento grevista que culminou com a mais longa na nossa GCM e plantou as sementes para a nova guarda, realidade na instituição que, pela primeira vez, passou a ter no seu comando apenas integrantes da carreira. Isso originou uma nova concepção do trabalho da GCM que já pode ser sentida em toda a cidade: uma guarda verdadeiramente civil e comunitária, no sentido de estar cada vez mais próxima da população, mais eficiente e muito mais preparada para levar mais segurança a todos os cantos da nossa cidade.

Mostrando qua ainda há muito a ser feito, essa obra nos revela claramente que em São Bernardo do Campo a Guarda Civil Municipal marcha unida no sentido de servir de forma parceira a sociedade para que a sensação de segurança seja uma realidade cada vez mais presente na vida da nossa cidade. Boa leitura!
Luiz Marinho - Prefeito de São Bernardo do Campo

Oséias Francisco da Silva é o quarto de onze filhos de Maria do Carmo Bezerra da Silva e João Francisco da Silva (in memoriam). Nasceu na cidade vizinha, em Tracunhaém, até os 17 anos de idade. Casado com Ana Paula Alves Lima Silva, que lhe presenteou com um precioso filho:Lukacs Alves Silva. Chegou ao estado de São Paulo em 1995, onde terminou o ensino m´dio, fez faculdade de Filosofia, Psicanálise e pós-graduação em Gestão de Segurança Pública. Reside atualmente em São Bernardo do Campo, onde desenvolve suas atividades profissionais. Já publicou dois livros: O Segredo de Amar e Demo e Crácia: Um Presente de Grego.

José Antonio Burato é graduando em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Ex-Sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo participou da fornação Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo, onde foi um dos responsáveis pelo início do movimento por melhores condições de trabalho e contra o assédio moral na instituição, em meados de 2004, movimento que culminou com greve de 2007, que rompeu velhos paradigmoas; questionou e denunciou o caráter militar instituído não apenas naquela corporação, mas nas guardes de todo o país. Atualmente é o responsável pela gerência e estatística da Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo.

Serviço:

Segurança Pública Como Projeto Socioeducacional
Oséias Francisco da Silva
J. Burato
Scortecci Editora
Administração
ISBN 978-85-366-2352-8
Formato 14 x 21 cm 
96 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home