CONTOS DI VERSOS / Maria de Fátima Machado Cruz

Prosa e poesia. Verso e narrativa. Histórias feitas de versos. Ser poético transformado em personagem, agindo e interagindo em outro contexto ficcional. Poemas revisitados e apresentados sob um novo olhar.Cada conto enfoca um poeta: Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Chico Buarque, Alphonsus de Guimaraens, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Mario Quintana e Cecília Meireles.

As fronteiras entre os gêneros textuais se rompem. O fio narrativo costura os textos e faz a mediação. A história pode criar uma vida anterior para o personagem que, no espaço poético, é apenas um flash, um fato, um gesto. Personagens poéticos se deslocam de um poema para outro, misturando identidades. O poeta, às vezes, aparece como sombra, presença apenas pressentida ou evocada. Na maioria das vezes se transforma em personagem relatando seus poemas, ou dialogando com eles.

A biografia do poeta, em determinado momento, se mistura com a narrativa. Outras vezes é contada por ele mesmo, ou indicada pelo narrador. Autor e personagem poético se encontram, se confrontam, se questionam, se integram. Através da partilha de lembranças e sentimentos, o poeta desenha (ligeiramente) seu perfil, liberando traços dispersos de si mesmo. O clima geral de cada obra pode ser captado em vãos de luz e sombra, no silêncio secreto das palavras, na frequência dos temas e imagens. Contos di versos quer homenagear os poetas, demonstrar o amor e a admiração de quem não se contentou em ler e saborear versos, mas foi impulsionada a criar com e a partir deles. Sem tentar explicar a poesia que é, essencialmente, pergunta, enigma desmontável, cacos (reflexos) de realidade e emoção.  

Maria de Fátima Machado Cruz e Adilton Cruz (Fafá e Dito) nasceram na cidade do Carmo - RJ. São professores e partilham a vida e o gosto pela arte, isto é, de vez em quando fazem juntos uma "arte" qualquer (como este livro, por exemplo).

Serviço:

Contos Di Versos
Maria de Fátima Machado Cruz
Ilustrações: Adilton Cruz
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-2226-9
Formato 14 x 21 cm 
160 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home