ANSEIOS DO CORAÇÃO / Filemon F. Martins

FILEMON FRANCISCO MARTINS, mais conhecido como Filemon Martins é hoje (2011), um dos mais ilustres nomes da poesia nacional. Baiano, de Ipupiara, foi registrado na Bíblia de seu pai (Adão Francisco Martins), uma bíblia antiga, de 1939, aquela aprovada em 1842, pela Rainha de Portugal, D. Maria II, com os seguintes dizeres: “Nasceu nosso filho Filemon, no dia 17 de janeiro, às 14 horas da tarde, em Ipupiara, Bahia, em 1950”.

Pois bem, não poderia Adão Francisco Martins (falecido em 1970) imaginar que seu filho se tornaria um homem exemplar e um literato de respeito. Suas produções literárias, incluindo artigos e poemas, em vários sites, entre os quais, Usina de Letras, são dignos dos melhores encômios. Nas antologias de poesia e prosa, seu trabalho é altamente elogiado. Seus livros individuais revelam o talento multiforme do autor, além de uma extraordinária capacidade de questionar, de argumentar e de viver a vida com poesia”.
MÁRIO RIBEIRO MARTINS – Palmas – TO, Escritor e Sociólogo - via e-mail.

FILEMON FRANCISCO MARTINS, de Ipupiara, Bahia, nascido em 17.01.1950, escreveu, entre outros, “FLORES DO MEU JARDIM” (Poemas-1997-OPÇÃO2), “ANSEIOS D`ALMA” (Poesias) inédito, “FAGULHAS” (Artigos e Crônicas), “Dicionário Genealógico da Família Ribeiro Martins”, em coautoria com Mário Ribeiro Martins. Filho de Adão Francisco Martins e Francolina Ribeiro Martins. Após os estudos primários em sua terra natal, estudou também em Morpará, na Bahia. Mudou-se para São Paulo, passando a estudar em lugares diferentes. Prestou serviços à Empresa Folha da Manhã S.A, bem como à Prefeitura Municipal de São Paulo. Cursou Administração de Empresas, na Faculdade de Administração e Ciências Econômicas “Santana”, em São Paulo. Por Concurso Público, tornou-se funcionário do Tribunal Regional Federal da Terceira Região, lotado na Subsecretaria de Feitos da Presidência-UFEP, onde se aposentou. Escritor, Ensaísta, Pesquisador. Pensador, Intelectual, Ficcionista. Literato, Contista, Cronista, Ecologista. Administrador, Educador, Memorialista. Poeta. Casou-se com Celene Jinkings Martins, com quem tem duas filhas Keise Jinkings Martins e Maíse Jinkings Martins. Membro de diversas entidades sociais, culturais e de classe, entre as quais, Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras, Academia de Letras de Ipaussu, Clube Baiano de Trova, Salvador, Bahia e Instituto Cultural do Vale Caririense, em Juazeiro do Norte, Ceará, além do Postal Clube, Rio de Janeiro. Seus trabalhos literários estão publicados em vários jornais, revistas e antologias, destacando-se ANUÁRIO DE POETAS DO BRASIL, 1980 E 1981, ANTOLOGIA DEL`SECCHI, ANTOLOGIA DE A FIGUEIRA e ANTOLOGIA DO POSTAL CLUBE. Encontra-se na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, edição revista e atualizada, em 2001. É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIOS, no site: www.usinadeletras.com.br, e-mail: filemon.martins@uol.com.br, blog: www.filemon-martins.blogspot.com

Serviço:

Anseios do Coração
Filemon F. Martins
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2349-8
Formato 14 x 21 cm 
152 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home