CARTAS DE TELÊMACO: DO CIÚME À INVEJA, DO AMOR À PAIXÃO / João Paulo Consentino Solano

Numa pousada serrana, prestes a serem queimadas na lareira, são encontradas as cartas que um psiquiatra jovem (Neo) recebera de um psiquiatra mais velho, ex-supervisor seu (Telêmaco). Na sucessão de cartas, permite-se reconhecer uma intensa e afetuosa troca de opiniões entre professor e aluno, a respeito das dificuldades relacionais que todos experimentam na vida.

Em tom intimista, mas com muita ironia, Neo confessa ao professor as vicissitudes de sua vida amorosa e de sua vida profissional. Telêmaco, embora já aposentado e vivendo numa ilha do Mediterrâneo, mostra ainda ter muito com que ajudar o jovem aluno, na medida em que lhe abre também as experiências que acumulou na vida, enquanto ainda atuava no Brasil. Envoltas num tom de completa informalidade, as cartas conseguem reeditar os diálogos entre duas pessoas que se despojam de seus papéis profissionais para falar abertamente sobre como o ciúme inunda o humano, como a inveja ataca e destrói, como o amor é irresistível e sobre a perturbadora ambivalência da paixão; e falar sobre as dificuldades que todos enfrentam na construção de espaços intersubjetivos.

João Paulo Consentino Solano nasceu na capital paulista, numa vila onde hoje está a estação Marechal Deodoro do metrô. Sempre se orgulhou em poder dizer que era filho de Laura (Laurita), uma professora de ensino básico da rede estadual, e de Salvador, um sapateiro. Viu o bairro onde cresceu, a Vila Pompéia, perder suas antigas casas para centenas de imponentes edifícios. Embora suas leituras de adolescência versassem mais sobre psicologia e teologia, formou-se em Medicina pela Santa Casa de São Paulo. Desde o início da vida universitária, porém, já pensava em fazer psiquiatria, obtendo a especialização pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) dois anos depois de formado. Tornou-se psicanalista pela Clínica de Psicanálise Dr. Roberto Azevedo, indo depois fazer um estágio de pesquisador no Kings College London, Inglaterra, nas áreas de medicina paliativa e apoio ao luto. Recentemente concluiu seu mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (concentração em Medicina Preventiva). Desde o término de sua residência, trabalha no serviço público: pela prefeitura, é psiquiatra do Hospital Municipal do Campo Limpo e, pelo estado, é médico-pesquisador comissionado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, também trabalha em seu consultório e é professor de Psiquiatria no curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo.

Serviço:

Cartas de Telêmaco: Do Ciúmes à Inveja, Do Amor à Paixão
João Paulo Consentino Solano
Scortecci Editora
Relações Interpessoais
ISBN 978-85-366-2406-8
Formato 14 x 21 cm 
228 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home