A IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA / Celso Ferrarezi Junior (organizador)

A questão da identidade do docente de ensino superior no Brasil não está totalmente resolvida. As mudanças recentes no sistema universitário brasileiro, os programas de expansão, as dificuldades da carreira, enfim, um conjunto significativo de aspectos a definir e problemas a resolver fazem com que a identidade profissional desse docente seja, ainda, não plenamente compreendida.

Mas é esse professor que atua hoje nas faculdades e universidades brasileiras, que não cessaram suas atividades para a definição da nova identidade desses profissionais. Discutir, compreender – e por que não planejar? – a identidade do docente de terceiro grau no Brasil é, assim, um ponto de definição urgente em nossa educação nacional. A UNIFAL-MG, consciente dessa necessidade, dedicou parte de seu programa institucional de formação docente para o estudo desse tema. Professores foram comissionados a pensar sua identidade profissional em seis grandes blocos: ensino, pesquisa, extensão, condições de trabalho, carreira e relacionamento com a comunidade. Desse pensar surge este livro, uma contribuição significativa sobre o tema para a comunidade universitária brasileira.

A UNIFAL-MG Embora tenha quase cem anos como instituição de ensino, apenas em 2005 a antiga Escola de Odontologia e Farmácia de Alfenas – EFOA é convertida em universidade e se torna a Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Hoje, a instituição conta com três campi (Alfenas, Varginha e Poços de Caldas), dezenas de cursos de graduação e vários cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Sua experiência de expansão e consolidação como universidade tem sido marcada por um enorme esforço na direção de que se definam claramente seus objetivos e sua importância social.

A UNIFAL-MG acredita que esse processo de consolidação passa pela com-preensão das responsabilidades e direitos que recaem sobre o novo docente de ensino superior exigido para esses tempos. Por essa razão, mantém um programa institucional de desenvolvimento profissional e formação pedagógica docente (PRODOC), do qual este livro é um dos resultados recentes.

Celso Ferrarezi Jr. é doutor com pós-doutoramento na área de Semântica. Com vinte e um anos de experiência como docente de universidades federais brasileiras, é autor de mais de vinte livros e duzentos artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Atualmente, é docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG.

Serviço:

A Identidade Docente no Ensino Superior e a Universidade Brasileira
Celso Ferrarezi Junior (organizador)
Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-2439-6
Formato 14 x 21 cm 
236 páginas
1ª edição - 2011

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home