DISSECANDO A MORTE / Milton César Rodrigues Medeiros

O assunto morte não tem espaço significativo nas agendas de discussão do mundo moderno ocidental. O modelo vigente nos aspectos econômico, social e político tornam este tema um verdadeiro tabu. A necessidade e a exaltação do consumismo, além da ênfase no “brilho” individual, reduzem a importância e a abrangência da morte aos círculos religiosos.

A falta de profundidade no conhecimento do fim da vida na forma que a conhecemos ou definitivamente, acaba por gerar um verdadeiro pavor sobre a única certeza absoluta que cada um de nós tem, ou seja, mais cedo ou mais tarde a morte chegará. A maneira como o ser humano encara a morte é impermanente, mudando através do tempo. Passamos pelo período em que cada um era o “senhor da própria morte”, pois sabendo que o fim estava próximo, o indivíduo retirava-se do convívio social em decorrência da incapacidade física determinada pela sua doença.

Esperava pelo fim em seu próprio leito e neste tempo de espera resolvia suas pendências com pessoas de seu círculo de convívio. A aceitação da morte surgia naturalmente e era bem menos estressante, tanto para o moribundo quanto para seus entes queridos. Com o avanço da medicina, o local de morte não é mais o leito de casa, cercado pelas pessoas amadas, mas sim num leito de hospital, acompanhado por enfermeiros e médicos. Os poderosos medicamentos e os mais sofisticados aparelhos de suporte à vida prolongam a sobrevivência o máximo possível dentro dos “limites éticos”. O indivíduo deixou de ser o “senhor da própria morte”.

Seguindo este paradigma, a morte deve ser retardada até o limite extremo, afinal, no capitalismo, a palavra de ordem é consumir e o morto não consome, portanto não tem valor perante o sistema. Este livro foge do paradigma e a morte é discutida de forma ampla, desde seus aspectos relacionados à religião, que infelizmente nem sempre separam-se dos objetivos capitalistas, passando pelos aspectos filosóficos e chegando à discussão científica em seus vários ramos. O leitor poderá conhecer e analisar vários aspectos do conhecimento humano relacionados ao tema morte, podendo chegar a conclusões bem diferentes daquelas que possui neste momento. Boa leitura!

O Dr. Milton C. R. Medeiros é médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especializado em neurologia também pela UEL. Fez cursos de aprofundamento em sua especialização na Argentina, México, Itália e Áustria. Autor de diversos trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior. Em 2002 tornou-se membro efetivo da Academia Brasileira de Neurologia, chegando ao status de membro titular em 2010. É membro do Brasilian Commitee For Treatment And Researche In Multiple Sclerosis. É membro da World Federation Of Neurology. É autor do livro Visão Geral de Um Médico: Aspectos Fisiológicos, Filosóficos e Históricos - Ed. Quártica, 2007. É autor do livro A Chave Para   o Conhecimento Emocional - Ed. Scortecci 2009.

Serviço:

Dissecando a Morte
Milton César Rodrigues Medeiros
Scortecci Editora
Religiosidade
ISBN 978-85-366-2443-3
Formato 14 x 21 cm 
108 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home