Receba nossa Newsletter: Nome Email

AS MENINAS DA FO / Mirian Flores

Em torno de 1962, meninas órfãs de pais militares tinham o direito de estudar na Fundação Osório. Um colégio, creio eu, do mesmo nível do Colégio Militar, mas só para meninas. Durante três anos fui aluna interna na Fundação Osório, ou FO, como a chamamos carinhosamente a vida toda. Recém entrada na pré-adolescência, vivi o dia a dia de um colégio com ensino excelente e uma disciplina rigorosa com saídas semanais, caso não houvesse o famoso “castigo”, quando as “meninas levadas” aprendiam que ir para casa no final de semana não era um direito, mas sim um prêmio.

Um internato sem regalias, sem “vontades”, sem mimos, onde a comida “era aquela mesma”, o banho diurno muito cedo com água fria e as luzes se apagavam pontualmente às 21 horas. Lá aprendemos a colocar a saia plissada do uniforme de passeio bem esticada, embaixo do colchão para ficar “passada” e aprendemos também a gostar de ler livros. Havia aula de francês, inglês, religião, arquivo, datilografia, estenografia, corte e costura, cozinha e dança (nos bailinhos de sexta-feira), além das matérias obrigatórias do curso ginasial.

E, como um plus, ganhamos pernas torneadas graças à ladeira que existia entre as salas de aula e o prédio onde ficavam o pátio do recreio, refeitório, sala de estudo e dormitório. Percurso diário obrigatório, no mínimo, quatro vezes ao dia. Desse nosso tempo de internas, ficaram laços que foram se apertando com o passar dos anos e hoje viraram uma rede de reflexão e apoio para todas nós através de e-mails, numa terceira idade repentina e surpreendente. Quando a vida se transformou em dona da gente, os filhos são visitas, muitos maridos se foram e os nossos rostos foram perdidos nem sabemos onde ou quando. Inalteradas restaram apenas nós. As meninas da FO.
Mirian Flores

Serviço:

As Meninas da FO
Mirian Flores
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-2613-0
Formato 14 x 21 cm 
124 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home