ATENDIMENTO PSICANÁLITICO COM CRIANÇAS / Alfredo dos Santos / Fátima Esteves / Paula Schulze

A psicanálise ficou conhecida por sua eficácia no tratamento das neuroses de adultos. No entanto, o núcleo patológico associado às neuroses é estabelecido essencialmente nos primeiros anos de vida do indivíduo. Assim Freud começou a se  perguntar se seria possível realizar uma intervenção no psiquismo infantil.

Tal questionamento foi alvo de inúmeras abordagens realizadas por outros teóricos da psicanálise tais como, Melanie Klein, Françoise Dolto e Donald Winnicott. Esta obra, portanto, busca compartilhar experiências e dúvidas referentes ao atendimento infantil, salientando o valor profilático da análise de crianças, uma vez que tal processo possibilita um reajuste no funcionamento da vida mental. Sendo assim, ao observar uma criança brincando, será possível vislumbrar seu mundo interior.

Gabriela ganhou de presente um jogo de xícaras e emprestou para sua amiga Renata brincar. Quando voltou do médico com sua mãe viu seu brinquedo todo quebrado. Queria brigar com a Renata, mas sua mãe disse: lembra quando você sujou seu vestido branco de barro e teve que esperar o barro secar, para depois poder lavá-lo? Agora espere a raiva passar e depois você  falará com a Renata. Logo, Renata chegou com um presente pedindo desculpas. Disse que o menino malvado do prédio era quem havia quebrado o brinquedo. Gabriela ficou feliz e chamou Renata para brincar. Esta e outras histórias que fazem parte desta obra estão divididas de acordo com as fases psicossexuais do indivíduo, assim o profissional poderá utilizá-las adequadamente em seus atendimentos, buscando trabalhar os conteúdos próprios de cada faixa etária.

Serviço:

Atendimento Psicanálitico com Crianças
Alfredo dos Santos
Fátima Esteves
Paula Schulze
Scortecci Editora
Psicanálise
ISBN 978-85-366-2579-9
Formato 14 x 21 cm 
72 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home