OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES / Liliam Ferreira Manocchi (org.) / Valéria Aparecida Alves (org.)

Este livro representa um momento reflexivo de autores que se tornaram formadores de professores. Professores estes que se configuram como um sujeito coletivo. Refletir sobre nossa experiência como formadores de professores significa, entre outras coisas, reconstruir os momentos e os espaços formativos de que participamos nesta instituição educativa.

Significa, portanto, rever nossa própria trajetória como professores em formação e reconhecer a possibilidade de manifestação do protagonismo docente e do desenvolvimento de uma prática reflexiva. Nos doze capítulos aqui apresentados, compartilhamos com um público ampliado análises teóricas advindas de reflexões sobre a prática. Os autores evidenciam seus interesses de pesquisa, bem como seu processo de desenvolvimento profissional. Trata-se de uma publicação de significativa importância e abrangência. Mestres e doutores por titulação, mas educadores, sobretudo. Os temas abordados tratam das diferentes áreas de conhecimento, como matemática, história, linguagens e códigos, além de discutirem a profissionalização docente e sua história, a emergência de uma docência inclusiva, e outras questões.

Ao completar uma década de atuação na formação de docentes para a Educação Básica, o Programa de Formação de Professores da UNICID – Universidade Cidade de São Paulo – identifica inúmeros motivos para celebrar tal acontecimento. Em uma conjuntura mundial de desvalorização profissional, a rejeição à docência  é um elemento que deve ser considerado por aqueles que atuam na Educação. Contudo, no sentido contrário a este fenômeno, resistimos! Os autores deste livro aceitaram o desafio de formar professores neste cenário controverso. Esse livro reflete o desenvolvimento intelectual e profissional de professores universitários comprometidos com a formação inicial docente e com a construção da autonomia profissional. Fizemos as “apostas” corretas? Escolhemos os caminhos mais acertados? Nossa ação pedagógica reflete nossas convicções intelectuais? Preparamos nossos alunos, futuros professores, para a construção de uma escola inovadora? Contribuímos para o desenvolvimento de uma docência inclusiva? Tantos questionamentos, uma certeza... Somos professores por ofício, por formação e por compromisso.

“Se escolhermos uma profissão em que possamos trabalhar ao máximo pela humanidade, não nos poderemos dobrar sob o seu peso [...]”
(Karl Marx, Reflexão de um jovem perante a escolha de uma profissão, 1835)

Serviço:

Os Desafios da Docência na Formação de Professores
Liliam Ferreira Manocchi (org.)
Valéria Aparecida Alves (org.)
Scortecci Editora
Formação Profissional
ISBN 978-85-366-2524-9
Formato 14 x 21 cm 
216 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home