50 DIAS ENTRE O CÉU E A TERRA / João Boldrin Rodella / Sebastiana Paié Rodella / Maria Ângela Paié Rodella Innocente (org.)

O livro 50 dias entre o céu e a terra aborda lições de vida e o sentimento de esperança, misturando prosa e poesia. A primeira lição de vida relata um intervalo de pouco mais de um ano na vida de João Boldrin Rodella, desde sua internação de emergência, com uma isquemia intestinal, que quase lhe tirou a vida em 2010 e o levou a ser submetido à ileostomia, até se recuperar e retirar a bolsa coletora de resíduos em janeiro de 2011. O título do livro refere-se ao primeiro período de sua internação, em 2010, que durou cinquenta dias e no qual esteve constantemente entre a vida e a morte.

As descrições das situações, com as datas das ocorrências, foram escritas pela filha de João Boldrin Rodella, Maria Ângela, com inserções em itálico do que pode ter sido o pensamento de pessoas relacionadas aos fatos. Os textos com nome foram em geral publicados por João Boldrin Rodella, no jornal O Liberal, de Americana (SP), onde reside desde 1975, e nos jornais O Imparcial  e  O Semanário, em Tupi Paulista, onde morou anteriormente. A montagem dessa primeira parte do livro não obedeceu a ordem cronológica de elaboração dos textos, mas intercalou-os aos dias passados no hospital ou colocou-os ao final da narrativa, conforme o tema.

A segunda lição de vida é a descrição da vida de Sebastiana Paié Rodella, a qual lutou contra um câncer durante onze anos, esposa de João Boldrin Rodella e mãe de Maria Ângela e mais duas filhas. Relata a vida da família, seus sucessos e alegrias, suas tristezas e perdas. Por meio das narrativas e dos textos inseridos, os autores buscam levar os leitores a se fortalecerem para a luta diária que a vida exige, mantendo sempre que possível, um bom estado de ânimo. Na terceira parte, Crônicas de Esperança, Sebastiana Paié Rodella relata de próprio punho as fases da doença, e mostra como sempre tentou manter, e na maioria das vezes conseguiu, um estado de esperança e confiança no futuro, embora não longínquo.

João Boldrin Rodella nasceu em Cabrália Paulista (SP). Pedagogo, foi professor, assistente de diretor, diretor de escola e assistente de planejamento, aposentando-se em Americana (SP). Cronista, contista e poeta, tem diversos títulos publicados, dentre eles Eflúvios, Poesiando, Histórias de Peões, Crônicas Escolhidas e Contos Condimentados, além de ter participado de diversas antologias. É colaborador/articulista dos jornais O Liberal e O Semanário. Pertence ao Espaço Literário Nelly Rocha Galassi, de Americana, desde 1997, tendo sido membro de diversas diretorias.

Sebastiana Paié Rodella nasceu em Iacri (SP) e faleceu em Americana (SP), em 1996. Pedagoga, foi professora, coordenadora pedagógica, diretora de escola, supervisora de ensino e professora da Unisal, aposentando-se em Americana. Escreveu poesias, crônicas, romances de ficção, peças de teatro e histórias infantis, além de um livro paradidático interdisciplinar sobre a história de Americana, todos não publicados.

Maria Ângela Paié Rodella Innocente nasceu em Tupi Paulista (SP). Química e Pedagoga, é Mestre em Educação na área de Políticas da Educação e Sistemas Educativos pela FE/Unicamp. Foi professora, coordenadora pedagógica, diretora de escola e atualmente é Supervisora de Ensino, em Americana (SP). Membro do Lage – Laboratório de Gestão Educacional (FE/ Unicamp), tem diversos artigos publicados em revistas sobre educação e é autora do livro Participação e Avaliação: Relações e Possibilidades (2011).

Serviço:

50 Dias Entre o Céu e a Terra
Lições de Vida e Esperança
João Boldrin Rodella
Sebastiana Paié Rodella
Maria Ângela Paié Rodella Innocente (org.)
Scortecci Editora
Memórias
ISBN 978-85-366-2567-6
Formato 14 x 21 cm 
200 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home