SANTIAGO - UM DOS LADOS DO CORAÇÃO / Daicy Lucide Batista

Ao trilhar o Caminho de Santiago de Compostela a escritora vai traçando um mapa interno descortinando um mundo real, até então desconhecido, a cada etapa percorrida descobre um jeito simples de viver, realçando relações humanas. Através da amizade, solidariedade e fé, amplia os conhecimentos sobre o outro e sobre si mesma acerca dos seus limites e capacidade.

À medida que o tempo escoa, vivencia a dor e o cansaço trazendo de volta o passado e ao confrontá-lo sob outro matiz obtém nova compreensão de antigas feridas. O ponto central deste livro é a simbologia do coração, presente nas imagens fotografadas, diariamente durante a jornada, imagens do nascer do sol, consideradas como fenômenos sincrônicos ligados ao processo de individuação, atuando como Função Transcendente para “redescobrir o coração num imaginar real e imediato”.
(HILLMAN, 2010)

Daicy Lucide Batista, nome escolhido pelo pai músico, homônimo de uma atriz carioca de radionovela e cinema. Daicy nasceu em Ilhéus (BA), no dia 11 de agosto de 1958, dia nacional do advogado, ano em que o país comemora a conquista da Copa do Mundo pela primeira vez. Criada pela avó paterna, até os dez anos de idade, mas o contato com a avó materna faz despertar a paixão pela leitura, intensificada aos oito anos de idade, quando impossibilitada de andar por mais de um ano, devorava tudo que era livro, como forma de passar o tempo. Em janeiro de 1970, por causa de tratamento médico transfere-se para São Paulo, passando a morar com a mãe. Casada, após um período difícil marcado pelo trauma da perda de uma filha, volta a estudar preparando-se para ingressar na faculdade, deixa de lado o antigo sonho de ser médica e opta pelo Direito. No dia 31 de janeiro de 1983 nasce seu filho Diógenes, nome escolhido de modo a exorcizar o passado. Em dezembro do mesmo ano ingressa no Estado, como funcionária da Secretaria dos Negócios da Justiça, decorrido cinco anos vai para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, onde permanece até hoje. Graduada em 1985, o exercício da advocacia tem sido quase exclusivamente “pro Bono” atuando junto às associações, grupo de auxílio aos moradores de rua, menores delinquentes e drogaditos. Faz parte da formação profissional diversos cursos na área de Direito Civil, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e especialização em Direito Processual Civil. A partir de 1994 torna-se Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, por um período de oito anos, época em que adquire experiência na área de gestão administrativa e financeira. A maturação profissional se consolida com atuações feitas no Tribunal de Júri, momento culminante para aferição de sensibilidade, respeito e compreensão às mazelas humanas. O ano de 2003 é marco de grandes mudanças, ocasionadas por uma explosão no apartamento e por pouco não fazendo vítimas o filho e a empregada. Na busca de respostas foram feitos Curso de Psicanálise e Filosofia (ambos inconclusos), Astrologia, Análise e Interpretações de Sonhos na Perspectiva Junguiana e Vivências. Sob os efeitos da “Síndrome do Ninho Vazio” tenta preencher a lacuna, através de novos conhecimentos na área de Psicologia Analítica, fonte de respostas às suas indagações e inquietação. A inconstância de comportamento é o lado camaleão, “Persona” ideal para atuar no mundo, fazendo-a descobrir nas viagens o alimento para o espírito aventureiro e audaz, Marta Dantas (2009) escreve “aventureiro é aquele que toma a vida como processo do qual não se conhece o fim e cujo transcurso é submetido ao acaso e ao perigo”.

Serviço:

Santiago
Um Dos Lados do Coração
Daicy Lucide Batista
Scortecci Editora
Espiritualidade
ISBN 978-85-366-2609-3
Formato 14 x 21 cm 
152 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home