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REALIDADE SINTÉTICA / Luiz Adolfo de Andrade / Thiago Falcão

É complexo ignorar um fenômeno tão expressivo, e ao mesmo tempo de tão pouca penetração acadêmica, como a ascensão dos jogos eletrônicos a um formato universal – um dos pilares da experiência social midiática desse século que se enseja. O livro Realidade Sintética: Jogos Eletrônicos, Comunicação e Experiência Social, organizado por Luiz Adolfo de Andrade e Thiago Falcão, oferece uma coletânea de artigos que versam sobre a relação entre comunicação, sociabilidade e jogos eletrônicos.

Com pioneirismo na academia brasileira, a obra reúne textos de pesquisadores nacionais e do exterior, distribuídos em partes distintas que se aproximam do problema através da relação entre jogos eletrônicos, redes sociais, espaço urbano e mundos virtuais. O volume apresenta o pensamento de especialistas ora da alçada da comunicação, ora relacionados à pesquisa a respeito de video games. Os pesquisadores internacionais convidados disponibilizam neste livro seus trabalhos traduzidos de modo inovador para a língua portuguesa. Os assuntos tratados neste volume dialogam com temas atuais presentes em diversas esferas acadêmicas, dentre elas a comunicação social, cibercultura, computação ubíqua, teoria social, estudos culturais, estudos de mídia e, naturalmente, game studies.

Luiz Adolfo de Andrade é designer de jogos eletrônicos e professor do curso de Jornalismo e Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Encontra-se na fase final da sua pesquisa de doutorado sobre jogos de realidade alternativa, cibercultura e produção de espaço, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBA), com apoio do CNPq. É mestre em Comunicação pela Universidade Federal Flumimense (2007) e membro do Grupo de Pesquisa em Cibercidade (GPC/UFBA).

Thiago Falcão é jornalista e aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBA), com apoio do CNPq, e faz estágio Sanduíche na McGill University (Montreal/Canadá), com apoio da Capes; é membro do Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) e do Grupo de Pesquisa em Cibercidade (GPC), onde desenvolve pesquisa sobre aspectos sociais da comunicação por meio das mídias digitais.

Serviço:

Realidade Sintética
Jogos Eletrônicos, Comunicação e Experiência Social
Luiz Adolfo de Andrade
Thiago Falcão
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-2523-2
Formato 16 x 23 cm 
248 páginas
1ª edição - 2012

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