RURAL (UFRRJ) / Luiz Ferreira da Silva

O autor, egresso da ENA/URB, formado em 1962, elaborou a presente obra para marcar o Jubileu de Ouro de sua Turma, e ao mesmo tempo expressar sua gratidão pelo ensino público, notadamente à Universidade Rural do Brasil (URB), hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Descreve o status educacional do campus, com ênfase na infra-estrutura operacional, na grade curricular seriada e na formação de profissionais comprometidos com o meio rural.

Adicionalmente, tece comentários sobre os cursos e a interatividade entre eles, Agronomia, Veterinária e Economia Rural Doméstica, expondo as divergências sadias dos alcunhados, respectivamente, Verdureiros, Capagatos e Patiobas. Analisa, sucintamente, as disciplinas dos 4 anos, incluindo a performance do Corpo Docente, de modo a dar uma ideia do nível de ensino facultado aos futuros Engenheiros Agrônomos. No tópico final, dentre outras considerações, sugere à instituição a criação de um fundo para angariar recursos, via contribuição espontânea de seus egressos, visando o uso em pesquisas e outras ações de interesse educacional, a exemplo do que acontece nas Universidades americanas, como uma forma de gratidão, resgatando o investimento feito pela Sociedade Brasileira. Em adendo, inseriu uma série de depoimentos de ex-alunos, enfocando o mote: Em que a Rural foi importante na minha vida?

Luiz Ferreira da Silva é natural de Coruripe (AL), onde fez o curso primário no Grupo Escolar Inácio de Carvalho. Mudou-se para Maceió e concluiu o chamado científico no Colégio Estadual de Alagoas. Prestou vestibular na UFRRJ, graduando-se como Engenheiro Agrônomo em 22 de dezembro de1962. Especializou-se em Solos Tropicais e prestou serviços como pesquisador no Centro de Pesquisas do Cacau, CEPLAC, na Bahia, onde foi Diretor por 3 anos. Posteriormente, Diretor da CEPLAC – Amazônia. Realizou diversas viagens ao exterior para participar de eventos técnicos e prestar consultorias. Publicou 75 trabalhos técnico-científicos sobre Solos/ Pedologia, Zoneamento Agro-ecológico, Manejo e Recursos Naturais. Também 3 livros técnicos e 2 livretos agrícolas. Nos últimos 10 anos, passou a se dedicar à literatura, editando 9 livros. Recebeu certificados, prêmios e medalhas de reconhecimento profissional. Aposentou-se em 1991 e passou a prestar consultorias para Órgãos de Pesquisa e Universidades. É casado com a Sra. Airma Tenório Ferreira, com a qual edificou uma família – 3 filhos (Luiz, Ana Luiza e Luciana); e 7 netos (Gabriela, Bruno, Rodrigo, André, Maria Luiza, Lucca e Mariana).

Serviço:

Rural (UFRRJ)
Verdureiros, Capagatos e Patiobas - 50 Anos Atrás
Luiz Ferreira da Silva
Scortecci Editora
Memórias
ISBN 978-85-366-2650-5
Formato 14 x 21 cm 
116 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home