O PRIMEIRO ROSENDO / Flamarion Pereira de Souza / Maristela Fernandes Mendes

Rosendo Fernandes nasceu em 1º de março de 1883, no agreste de Pernambuco. Filho de João Fernandes de Souza e Rosaria Tereza de Jesus, descende de uma família numerosa. Rosendo, como ficou conhecido, chegou a casar-se duas vezes. Seu primeiro casamento foi com Cândida no dia 18 de fevereiro de 1911; juntos tiveram nove filhos. Ao dar à luz o seu nono filho, Cândida não resistiu e veio a falecer, ainda jovem.

No ano seguinte, Rosendo casou-se com Juvina, com quem teve oito filhos. Viveram juntos durante quinze anos, até a morte dele. Rosendo construiu sua vida no sítio Lagoa das Balas. Lá, fez sua morada, uma casa de farinha e tudo o que era necessário para manter a família. Também foi um empreendedor: chegou a fazer de sua casa uma escola particular para os filhos e vizinhos, a qual mais tarde se tornaria uma escola reconhecida pelo município de Lajedo. Esse exemplo de homem, marido, pai, avô, bisavô e trisavô não deixou fotografia impressa. Deixou, porém, exemplos de honestidade, sinceridade e humanidade para as novas gerações, o que faz do primeiro Rosendo o orgulho dos seus mais de 800 descendentes.

O desejo de realizar esta biografia foi acalentado durante muitos anos, pela filha do patriarca, Maria Rosendo, mas foi consumado somente anos depois, através da sua filha Teresinha Rosendo. A homenagem a esse homem, admirado e estimado pelos descendentes que o conheceram, é muito louvável, visto que a narrativa sobre a sua fascinante vida de realizador, agricultor e gerador dos Rosendos ficará marcada nas gerações futuras. Com essa minibiografia pretendemos manter o passado sempre presente, pois, se assim não fosse, poucos conheceriam ou saberiam que seu pai, avô, bisavô ou trisavô foi o criador de um novo nome de família: Rosendo. Não conseguimos modelar a figura do personagem com a dimensão que lhe é devida pela falta de informações referentes à fase de sua vida anterior ao primeiro casamento. No entanto, o exemplo de marido, pai, avô, bisavô e trisavô é o pilar das gerações dos Rosendos, servindo como modelo para todos os seus descendentes. Persistente nos preceitos da honestidade, fraternidade e respeito, serviu como forte exemplo durante décadas no meio familiar e social.

Agradecemos a Deus que, com sua incomparável bondade, compreendeu os nossos anseios e nos deu coragem para atingirmos o nosso objetivo. Agradecemos aos filhos de Rosendo, parentes e amigos: sem os testemunhos deles não seria possível a realização desta obra. Somos gratos também a todos que dedicaram seu tempo para dar os seus relatos e que colaboraram para a realização dessa despretensiosa biografia, em que se homenageia o mais importante de todos os Rosendos, o primeiro.

Serviço:

O Primeiro Rosendo
Flamarion Pereira de Souza
Maristela Fernandes Mendes
Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-2575-1
Formato 14 x 21 cm 
120 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home