SOROBAN - Thereza Toshiko Kato

“...não deixe cair o estandarte que ele lhe legara, não deixe morrer com ele a semente que frutificou, que a sua obra prossiga através dos tempos...” “As pessoas que praticam o soroban como ginástica mental certamente alcançarão um futuro brilhante e um declínio de vida mais feliz...”
Dr. Jair de Moraes Neves – Advogado, ex-membro do Conselho Nacional de Educação e ex-secretário de Educação do Município de São Paulo.

“Aos sorobanistas de todo Brasil e quiçá do mundo: continuem divulgando a prática e o ensino do soroban... pois o conhecimento une os homens... mantém vivas as tradições, a cultura e a fé... legando exemplo de moral, de dignidade e decência com os quais se deve a humanidade...” “...soroban permite a eficiência no cálculo mental ...e mantém o cérebro ativo...”
Dr. Isamu Okada – Advogado.

“...atualmente, o soroban convive harmoniosamente com os computadores... pessoas num soroban consegue mais rapidamente nele que uma calculadora... no congresso de matemática em Berkely, na Califórnia, ficou bem claro que melhora o cálculo mental e a paciência... eu gostaria que pensassem na possibilidade de treinar os professores e assim oferecer aos alunos a iniciação da prática do soroban...”
Luis Barco – Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade da São Paulo. Da Revista Super Interessante, fevereiro de 1990, p71.

“Em poucas palavras: o soroban estimula os neurônios cerebrais... tem efeitos positivos... Quem tem rendimento limitado consegue rendimento regular; quem tem rendimento regular consegue o bom; quem tem o rendimento bom consegue o ótimo e quem tem rendimento ótimo consegue o excelente”
Prof. Fukutaro Kato

“O recurso (soroban) aumenta a capacidade de observação, atenção, percepção, concentração e memória”; acredita Marcos Nalio – Gerente de cursos extracurriculares da Fundação Bradesco.

“...o ábaco estimula o raciocínio numérico...’’ comenta a pedagoga Tânia Regina Martins Rezende – Da revista Globo Ciência, fevereiro, 1996, pág.35.

“O ‘shuzan’, a arte de manejar o soroban, disciplina a mente e promove a harmonia entre a razão e a emoção... oferece ao praticante momentos de reflexão... reflexão tão necessária para o progresso e evolução... o homem não só precisa da ginástica física como da ginástica mental (soroban)... quem o pratica tem a rede neural mais saudável.”
Profª Thereza Toshiko Kato.

Serviço:

Soroban
Ábaco Japonês - Trajetória no Brasil
Thereza Toshiko Kato
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-2657-4
Formato 16 x 23 cm 
248 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home