POLIFONIA DO SILÊNCIO / Neurivan Sousa

Polifonia do silêncio é um desses livros que logo na primeira página faz o leitor cativo do prazer de lê-lo. É um verdadeiro leque de variedades poéticas que aguçam os sentidos, dando a quem o lê a sensação de que ele próprio é o poeta. Como na vida, o tema amor tem seu lugar de destaque, vai e vem é reverenciado com a grandeza que lhe é imanente. O livro, como o título bem sugere, tem a sonoridade de uma brisa em manhãs de outono, é preciso sensibilidade de alma, como diz o autor, para senti-lo e apreciá-lo.

A vida é uma perfeita poesia.
Mas é preciso ter sensibilidade de alma
para compreendê-la e amá-la
sem se perder em seus versos,
nem adormecer com suas rimas.

Tal como é a poesia em sua essência, os poemas de Polifonia do silêncio são livres, não se prendem à rima e à métrica, preferem focar no mundo real ao ideal. Sua beleza consiste na sonoridade das verdades escondidas por trás das vestes (palavras) que são sutilmente utilizadas para dar forma às ideias e sentimentos que emanam de dentro do espírito humano.

O meu passado é pó;
o meu presente é água;
o meu futuro é luz;
a minha vida é vento.

Enfim, é uma obra que ao ser lida, inevitavelmente ilumina os olhos da alma, fazendo-a ver o silêncio como a sublime melodia da vida, de onde ecoam aos corações apaixonados acordes e versos de amor em tons de elevadíssima poesia.

Nossos olhos, às vezes ingênuos,
outras vezes precipitados,
têm no amor seu colírio refrescante
nas cores enganosas do pecado.
É quando se fecham
que melhor enxergam.
Porque quando abertos ficam
Não enxergam nada.

Neurivan Sousa nasceu na cidade de Magalhães de Almeida – MA, em 1974. Aos dez anos mudou-se com sua mãe e seus quatro irmãos para São Luís, onde residiu até 1997. Já em 1998 mudou novamente de cidade, mas desta vez fixou residência em Santa Rita, a 70 km da capital maranhense. É formado em Filosofia pela Universidade Paulista – UNIP. Professor da rede municipal de ensino, atualmente trabalha como Técnico Pedagógico na Secretaria de Educação daquele município. É casado com a Prof.ª Vânia Tereza, com quem tem uma filha, Ádria Luísa. Influenciado por sua mãe, Sílvia, de quem herdou seu refinado gosto pela poesia, é um apaixonado pela literatura. Possui um apurado senso crítico acerca das questões da vida cotidiana, o que se reflete claramente em seus escritos. Emprega uma linguagem simples, embora não pobre, caracterizada sobretudo pela sua versatilidade poética que garante aos seus versos uma sonoridade agradabilíssima de se ouvir e sentir com a alma.

A vida é um grande livro mágico,
quanto mais o lemos, menos o entendemos;
quanto mais o desejamos, menos o temos.
Em cada página há sempre uma surpresa,
histórias de encontros e desencontros,
sorrisos e lágrimas, realidades e fantasias.
Neurivan Sousa
Contatos
Tel.: (98) 3451-1814
neurivan@ymail.com
www.neurivan.com.br

Serviço:

Polifonia do Silêncio
Neurivan Sousa
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2330-6
Formato 14 x 21 cm 
148 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home