INTRIGAS DA COLÔNIA / Laura Peixoto

Os canteiros são floridos, a comida tem sustância e a cuca é fofa. Mas, a vida não é tão fácil. Em vez da sustância, às vezes há muita solidão. Na cultura alemã quem nasce é primeiro um sobrenome – que precisa ser mantido limpo – e só depois uma criança e mais tarde só Deus sabe quem. Pois, a culpa cristã também ajuda a construir a seriedade das pequenas cidades. Costurando impecavelmente a graça – com raro humor inteligente – e a desgraça, o texto de Laura Peixoto não apenas nos fala da vida nas pequenas cidades, mas nos faz olhar para dentro de nós mesmos quando invadimos, através de suas palavras, as paredes destas casas. Voltamos mais libertos. Somos mais do que a cultura faz conosco, somos também aquilo que conseguimos fazer com ela – como tão bem faz a escritora de Intrigas da Colônia em sua literatura.
Aline Lenz

“– Ach, nem sei por onde começar...
– Puxa o fio central que o novelo desembesta – ela riu se jogando pesada na cadeira de alumínio barata comprada na Associação Rural. Secou a testa num paninho que carregava no bolso do vestido e quase que ofereceu para a visita, também esbaforida pelo calor de março. Queria uma água gelada, mas agora sentada, preguiçou.
– A Bruni está grávida
– Nein! Mein Gott, depois de 42 anos embarrigou? É bênção.
A mulher do pastor fez uma cara tipo “não mete Deus no meio”, mas realmente ela ficou contente pela Bruni, moça direita, excelente no crochê, há anos funcionária do Correio e mesmo assim discreta.
– Vão casar? Melhor antes que a barriga apareça e dê falatório.
– É por isso que vim aqui. O Werner.
– Sim, em São Gabriel servindo o meu lieber.
– O pai do neném da Bruni.”

Laura Peixoto nasceu em Santa Cruz do Sul. Viveu (quase) toda sua vida em Lajeado, RS. É jornalista, com especialização em Educação e Filosofia. Foi aluna do escritor Assis Brasil na Oficina de Criação Literária da PUCRS. Em 2005 estreou na literatura infantil com Um dia Tudo se Ajeita!. Participou das antologias Contos de Oficina, 1992; Crônico! (LiterArte) e Contos de Outono (CBJE), em 2011. Assina semanalmente crônicas nos jornais A Hora, de Lajeado, e Opinião, de Encantado.

Serviço:

Intrigas da Colônia
Laura Peixoto
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-2749-6
Formato 14 x 21 cm 
120 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home