MEDITAÇÕES PARA UM FUTURO / Carlos Magno Pereira

"Meditações para um Futuro - Questões para uma sobrevivência longeva", é um livro com ensaios de Antropologia ("Ensaio Evolucional"), Economia, Política, Filosofia, Sociologia, Ecologia (com capítulos sobre Sustentabilidade, combate à explosão demográfica & à teoria do impossível crescimento contínuo; sobre "A Carta da Terra", e, por fim, grandes questões sobre a problemática nacional: o caos do trânsito urbano, a segurança pública, a Educação e a Saúde, em cap. intitulado "Da aldeia local para a aldeia global"). É catalogado no estilo Política, Filosofia & Ecologia.

Sabe-se hoje que existe um inter-relacionamento de todas as coisas na Natureza, dependendo umas das outras, desde o nível básico das células aos organismos complexos como os humanos, afetando as suas atividades e sociedades, como a economia e as empresas, as suas políticas através dos Estados nacionais, dentre outras, dando-se por meio de um fluxo constante de energia, intercambiável e mutuamente dependentes entre si, como que ligados em rede.

Em Meditações para um Futuro, Carlos Magno Pereira pretende analisar esses fatos, partindo de conhecimentos prévios, desde a antropologia, passando pela política, sociologia, filosofia, economia e, por fim, a ecologia, dando ênfase ao desenvolvimento do Capitalismo em suas vertentes e entrechoques, que – além do Socialismo, que perdeu forças – enfrenta as chamadas comunidades sustentáveis, que se lhe opõem, em um embate entre a filosofia do lucro a qualquer custo e meio (contrários à harmonia de um ambiente sócio-econômico-cultural estável e à vida, degradando-a em sentido social e ecológico) e os que, através da preconização da alfabetização ecológica e práticas de projetos ecológicos baseados na união de redes de fluxos de energia e matéria sustentáveis, acreditam que esse é o único caminho capaz de garantir a nossa sobrevivência no planeta e a do próprio planeta como entidade também viva, carente de equilíbrio e com limites em seu metabolismo de “autopoiese” – conceito básico responsável pelo processo vital, analisado também.

Há vários caminhos a seguir, vários futuros que nos esperam, dos quais um será o que advirá de nossas ações, que devem ser pensadas e tomadas com responsabilidade, pois não poderemos esperar ter o controle dos resultados das mesmas, já que, se sabe, não vigoram só as leis newtoniana-cartesianas simples de causa-efeito, mas o princípio da incerteza e da indeterminação, como mostrou a física quântica e as teorias do caos da matemática da complexidade. Dessa forma, espera-se que possamos despertar de vez para esses fatos, antes que seja tarde demais. As meditações deste livro visam ajudar nesse sentido. O autor enfatiza, ainda, questões de grande vulto, polêmicas mas vitais, como o controle da natalidade, da exaustão dos recursos naturais e do consumismo exagerado e quase dogmático, apontando a urgente necessidade da tomada de consciência do imperativo da sustentabilidade quotidiana e habitual em todas as nossas atitudes e atos daqui para a frente.

Também sente a precisão de debater grandes questões nacionais, como as da educação, saúde, segurança pública, trânsito urbano e ética governamental, como a mostrar a ligação da parte com o todo, do local com o global, ainda mais nessa era de globalização a tudo abrangente. Com suas reflexões, quer convidar a todos a bem empreender esta jornada juntamente com a deste maravilhoso Planeta, nossa espaçonave-mãe, que nos agasalha e embala em seu seio de aconchego, rumo aos insólitos caminhos frios e hostis do espaço sideral, delicados e incertos da sobrevivência, dependente em grande parte de nós mesmos...

Carlos Magno Pereira, nascido no Sul de Minas, é médico formado em 1987, cirurgião geral, homeopata, fitoterapeuta, também especializado em Medicina Chinesa Tradicional com trabalho publicado e indexado na área, além de poeta e poliglota, contribuindo com o estabelecimento das ditas medicinas alternativas ou terapias integrativas no serviço público do município de Guarulhos (SP).

Serviço:

Meditações Para um Futuro
Questões Para uma Sobrevivência Longeva
Carlos Magno Pereira
Scortecci Editora
Cultura
ISBN 978-85-366-2712-0
Formato 14 x 21 cm 
360 páginas
1ª edição - 2012

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home